15 de fev de 2011

Aprenda a cozinhar sem desperdiçar: Arroz festivo

Hoje me deparei com esta receita e gostei - confesso que tenho um fraco por arroz de forno, imaginem, né? Lembrei de uma apostila do SENAC que minha mãe me mandou no final do ano para orientar a empregada nova (não adiantou, ela não se ajustou ao nosso jeito mais natureba de ser e saiu antes de completar os 90 dias de experiência).



A receita foi divulgada num jornal nordestino e relembrava o trabalho da ONG Prato Cheio, que arrecada alimentos que estão em boas condições, mas que seriam indevidamente descartados, e leva a instituições de caridade. Além disso, a ação realizada em São Paulo, oferece um trabalho educacional em que são ensinadas maneiras diferentes de aproveitar os alimentos sem qualquer desperdício.

Partes dos alimentos que aparentemente não têm valor, ganham importância nas receitas feitas a partir do reaproveitamento de alimentos. Isso inclui o uso das cascas e talos, por exemplo.


A receita a seguir foi criada e disponibilizada pela ONG Prato Cheio e inclui justamente o aproveitamento de todas as partes dos alimentos para cozinhar um arroz festivo.

Os ingredientes necessários são:

- 2 xícaras de arroz branco;
- Casca de 1 pepino (100g);
- Casca de 3 batatas doce (100g);
- Casca de 3 bananas d’água (100g);
- 50g de queijo parmesão;
- 1 cebola média;
- 4 colheres de sopa de talo de salsinha;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- 4 xícaras de água;
- Sal a gosto

Modo de preparo:

Lave o arroz e reserve. Higienize e corte em tirinhas a casca do pepino e da banana e coloque de molho em água com limão. Leve para ferver as cascas de batata doce e reserve. Em uma panela refogue ½ cebola em 2 colheres de óleo, acrescente o arroz e refogue por mais 3 minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar. Em outra panela refogue ½ cebola em 01 colher de sopa de óleo. Acrescente a casca da banana e do pepino e deixe no fogo por 5 minutos. Junte a casca da batata doce e o talo de salsa, refogue e apague o fogo. Após o arroz pronto, misture as cascas e metade do queijo. Coloque em um recipiente refratário, polvilhe com o restante do queijo e leve para gratinar.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha