7 de fev de 2011

Pequenos prazeres: quindim fresquinho numa segunda-feira :-)

Pequenos prazeres: quindim fresquinho numa segunda-feira :-)

"Quindim é um doce que tem como ingredientes gema de ovo, açúcar e coco ralado. A receita que utiliza coco ralado é originária do nordeste brasileiro, diferente da receita portuguesa, conhecida como brisa-do-Lis, que no lugar do coco ralado utiliza amêndoa. Normalmente, o doce pode ser preparado em formas pequenas como as de empadinhas ou em formas grandes de pudim. As versões maiores podem receber o nome de quindão"

Receita de quindão:
(que achei na internet e não testei ainda)

Receita de Margareth Valente no Receitas e Menus.

Ingredientes:

500 grs de açucar
6 ovos inteiros
3 gemas
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
125 grs de coco ralado
Preparação:

Colocar no liquidificador os ovos inteiros mais as gemas, juntar a manteiga,o açucar e o coco ralado. Bater bem.
Untar uma forma de pudim (com buraco no meio) com óleo e polvilhar com açucar.
Pré-aquecer no forno uma forma com agua para o banho maria, colocar a forma com o quindão dentro e assa-lo em banho maria por + ou - 1 hora ou até que enfiando um palito, este saia seco. Deixar arrefecer e antes de servir passe uma faca à volta para separar o quindão da forma e aquecer um pouco esta última para que o açucar "descole" e faça uma bonita camada brilhante.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha