23 de mar de 2011

Aprenda a se alimentar brincando

Nesta sexta-feira, dia 25 de março, a partir das 14h, as crianças internadas no hospital estadual Darcy Vargas, unidade infantil da Secretaria de Estado da Saúde, terão um dia especial com muitas brincadeiras para incentivar a educação nutricional. O projeto "Aprenda a se alimentar brincando" tem como objetivo estimular a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis para crianças e adolescentes, além de estender o aprendizado aos familiares.
Durante as atividades serão utilizados alimentos in natura, para que as crianças conheçam e possam ter contato com o produto, criando a sensação de estar numa feira livre. Os pequenos pacientes também poderão tirar dúvidas sobre cada tipo de alimento por meio de gincanas e brincadeiras, como adivinhações do tipo “O que é o que é?”. As crianças e familiares presentes também receberão orientações sobre as formas corretas de preparo e utilização mais recomendada para cada alimento.
Uma grande pirâmide, com cerca de meio metro de altura, com amostras de alimentos em tamanho e cores naturais, será utilizada para diferenciar os grupos a que pertencem cada um dos alimentos.
O projeto conta com a participação de aproximadamente 35 crianças e adolescentes entre 2 e 18 anos e é aberta aos acompanhantes, com acompanhamento de três nutricionistas do hospital. Os pacientes participam mediante autorização das equipes médicas e de enfermagem, pois normalmente são crianças com doenças crônicas dos rins, aparelho urinário e gastrointestinais, além de diabetes, câncer e anemia falciforme, entre outras.
Segundo Marcia Vanessa Viola, Diretora Técnica do Serviço de Nutrição e Dietética do Darcy Vargas, com as brincadeiras as crianças aprendem mais sobre alimentação saudável, e até melhoram a ingestão alimentar durante o período de internação.
“Normalmente, no hospital, são oferecidas seis refeições diárias, o que incentiva o fracionamento correto das refeições com todos os tipos de alimentos, para que a criança passe a se alimentar de uma forma mais saudável”, explica.
Outro aspecto fundamental desse evento é participação dos familiares dos pacientes. "Os acompanhantes têm elogiado a iniciativa, pois tiram dúvidas sobre alimentação saudável, conceitos, práticas e hábitos alimentares, e acabam se interessando mais pela alimentação de toda a família", enfatiza Márcia.
O hospital estadual Darcy Vargas fica na rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, 34 - Jardim Guedala - próximo ao estádio do Morumbi.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha