15 de mar de 2011

Quem não gosta de comida árabe?

gastronomia árabe, pratos árabes, gastronomia árabe, alimentação, dica de receita, receita árabe


















Se tem uma culinária que eu adoro é a árabe. De certo devo muito dessa preferência aos meu antepassados do lado da minha avó espanhola que nasceu na região de Toledo, local que foi profundamente impactado pelos árabes desde 711 até 1492, mais de 700 anos.
Recentemente estivemos nos fartando no Raful, um restaurante que fica nas imediações da 25 de março. A casa é simples, mas a comida é maravilhosa. Dos pratos que comemos, gostaria de destacar uma esfiha aberta que eles cobrem com Za´atar (uma combinação de tomilho moído, sumagre, gergelim torrado e sal).
O segredo do preparo, nunca será revelado pelas mulheres árabes, mas de certo, esse mistério faz parte do tempero e faço questão de nunca quebrar essa magia. Tomo a liberdade de partilhar com os amigos uma receita de homus que fiz em casa e fica muito parecida com as melhores que já comi e me arrisco a dizer que descobri um "segredinho". Todos sabem que a base do homus é o grão de bico. Conclui que a casca tem um sabor um pouco acentuado, então ela deve ser descartada. Para tanto, deixe 250 gramas de molho por 12 horas. Antes de escorrer a água, esfregue os grão nas mãos até que a casca de solte. Procure remover o máximo possível. Depois cozinhe os grãos sem a casca. Reserve e deixe esfriar. Separe uma xícara da água do cozimento e escorra. Bata no processador com uma colher rasa de sal, o suco de dois limões, quatro dentes de alho socado para liberar o aroma, três colheres de pasta de gergelim (tahine) e a água que reservou. Sirva num travessa funda com azeite extra virgem por cima e coma com pão sírio (aquele que parece um papel).

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha