4 de mar de 2011

Salada engorda

dieta para o verão, salada, saúde, alimentação, dieta, emagrecer,

Gostei muito das dicas, compartilhadas por Fernanda Ramalho e postadas no blog Eliminando Peso.

Algumas dicas interessantes:
- Evite legumes nadando no óleo;
- A salada, quanto mais colorida, melhor;
- Não abuse do azeite de oliva, uma colher de sopa pode ter 119 calorias;
- Cuidado com os molhos, tipo rosê, 1 colherzinha de sopa pode ter mais de 130 calorias

Dica da revista Boa Forma para uma salada verdadeira e saudável:
Agora, sim, dá para usar e abusar. Para temperá-la, opte pelo molho vinagrete ou use dois fios de azeite, uma pitada de sal e vinagre ou limão. Outros molhos amigáveis: iogurte, mostarda, limão e shoyu (de preferência light) ou limão, vinagre, mostarda e sal. Escolha pelo menos dois itens entre os relacionados abaixo, além das folhas para complementar o prato.

  • Folhas verdes: alface, rúcula, agrião, almeirão, espinafre, radicchio… Consuma à vontade: eis aí importantes fontes de fibras, minerais e vitaminas com baixo teor calórico — um prato de sobremesa tem cerca de 10 calorias.
  • Tomate: com baixo teor calórico (uma fatia tem 4 calorias), oferece vitamina C e licopeno, substância antioxidante que protege do câncer e de doenças cardiovasculares.
  • Cenoura crua: riquíssima em vitaminas A, C e E, também protege contra o câncer e doenças degenerativas dos olhos, além de aumentar a imunidade. Uma colher de sopa tem 5 calorias.
  • Brócolis: valiosa fonte de vitaminas e minerais, comprovadamente diminuem a incidência do câncer de mama, principalmente se ingeridos todos os dias. Um prato de sobremesa vale 9 calorias.
  • Berinjela: há suspeita de que ajuda a reduzir as taxas de colesterol e ainda possui propriedades antibacterianas. Assada, fornece 14 calorias por colher de sopa.
  • Abobrinha: pode caprichar, porque cada colher do legume cozido tem apenas 15 calorias. De quebra, é uma boa fonte de fibras e vitaminas A e C, além de proteger as células da oxidação provocada pelos radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento e diversas doenças.
  • Pepino: composto por grande quantidade de água e pouco carboidrato, o pepino deixa a pele e o cabelo mais bonitos e ainda faz bem para as unhas. Uma fatia tem 1,5 caloria.
  • Coração de alcachofra: verdadeira pechincha do quilo. Uma unidade (sem tempero) tem apenas 3 calorias! Além disso, o vegetal é rico em vitaminas A, B e C e contém cinarina, uma substância que melhora as funções do fígado.
  • Palmito: aproveite, porque uma unidade média tem só 22 calorias. Mais: é uma ótima opção para quem não gosta de folhas, já que contém muita fibra.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha