1 de nov de 2011

1 litro de óleo de cozinha polui 20 mil litros de água!

"Um litro de óleo de cozinha polui 20 mil litros de água. Se você não sabe o que fazer com o que sobrou da fritura, não jogue na pia, pois temos uma solução: o Ministério do Meio Ambiente indica armazenar o óleo em uma garrafa PET ou em um recipiente de vidro e destiná-lo a uma coleta seletiva específica. Se puder e tiver tempo, transforme a gordura em sabão. Além de colaborar com o meio ambiente você ainda economiza!"
(via Cada Gesto Conta)

prática sustentável, saúde, meio ambiente, lixo reciclável,


Aqui em casa a gente já tem a prática de não despejar óleo na pia em hipótese alguma. Aprendemos no Japão a reunir numa garrafa pet usada e depois descartar no lixo reciclável, mas de uns tempos para cá uma ONG deixa uma bombona ao lado do quartinho do zelador e nós podemos despejar lá o óleo direto da panela, sabendo que depois será recolhido e transformado em sabão.

Mas se quiser testar, achei uma receita para o sabão no site do Programa de Gestão Ambiental do Ministério Público Federal.

Receita para fazer sabão a partir do óleo de cozinha
(Por Irene Lôbo)

Material
5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água
200 mililitros de amaciante
1 quilo de soda cáustica em escama

Preparo
Coloque a soda em escamas no fundo de um balde cuidadosamente
Coloque, com cuidado, a água fervendo
Mexa até diluir todas as escamas da soda
Adicione o óleo e mexa
Adicione o amaciante e mexa novamente
Jogue a mistura numa fôrma e espere secar
Corte o sabão em barras

Atenção: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

1 comentários: