30 de mai de 2011

As comidinhas de Paris: Montmartre

"Montmartre é um bairro boêmio da cidade de Paris, França. Surge sobre uma colina que já no tempo dos gauleses se destinava a lugar de culto. Consagrada a São Dionísio, tornou-se, na Idade Média, um lugar de peregrinação e, em 1133, passou para a jurisdição dos Beneditinos que ali cultivavam as suas vinhas.

Graças à sua posição estratégica, Montmartre foi muitas vezes centro de comandos militares. Em 1860, o bairro foi ligado a cidade e transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna. Modelos, bailarinas e pintores como Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e Toulouse-Lautrec frequentavam o lugar contribuindo para criar um clima de vida bastante libertária.
Hoje, as suas ruas ainda se animam com artistas, turistas que passeiam pelas ladeiras e vendedores ambulantes à procura de lugares famosos e bares bem abastecidos. No ponto mais alto da colina situa-se a Basílica de Sacré Cœur."
chope, crepe, Montmartre, Paris,

Estive em Paris na semana passada e foi um desbunde culinário, apesar de meus esforços para controlar a ingestão de doces e de produtos com lactose. Estou num cuidado imenso com a saúde com estas duas "fragilidades" do meu organismo e, mesmo no sacrifício lá, valeu a pena.
chope, crepe, Montmartre, Paris,


A primeira parada foi em Montmartre, onde comemos um crepe daqueles "de rua", incrivelmente local. E no mesmo local tinha este tipo de sanduiche bem típico da cidade:

chope, crepe, Montmartre, Paris,

chope, crepe, Montmartre, Paris,

E tomei uma fanta diferente (mania de experimentar coisas, né?) que os meus filhos iam adorar: parece uma citrus! Super aprovei, mas, nada como o chope que tomei depois, ainda lá perto da Sacre Coeur, acompanhado de uma pizza péssima - quem mandou sair da Mooca para comer pizza, né?

chope, crepe, Montmartre, Paris,

chope, crepe, Montmartre, Paris,

Mas nada tira o brilho e o charme de estar na Cidade Luz, numa calçada como esta, com cafés deliciosos ao seu redor, em boa companhia - e com claridade natural até as 22h, o que me encantou muito!
:-)

chope, crepe, Montmartre, Paris,


P.S. Fiz um video do senhor fazendo o crepe!
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha