17 de mai de 2011

#release A polêmica do uso do açucar

alimentação saudável, açucar, doces, saúde, verdades sobre o açúcar,  maus do açúcar,



Está comprovado que pelo menos 70% dos jovens e 37% dos adultos e idosos ingerem mais açúcar do que o recomendado. Indispensável na dieta alimentar, já que o organismo necessita extrair glicose para funcionar regularmente, o consumo em excesso pode se tornar altamente perigoso. O limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde como consumo ideal é de 50 gramas, equivalente a cinco colheres de sobremesa por dia, mais do que isso já é um exagero e pode trazer perigos para a saúde.
Ao consumir açúcar o organismo entende que estamos experimentando uma sensação de euforia por estimular a produção de insulina. Já ao sentir uma queda nos níveis de açúcar sentimos cansaço e desânimo. Essa é a chamada sensação de prazer momentâneo, o que provoca mais vontade ingerir doce, tornando o ciclo vicioso. Mas já que nosso organismo precisa desse açúcar o ideal é captar a glicose pelas frutas, a chamada frutose, pois, além de não causar danos celulares, a substância é extremamente benéfica à saúde, retarda o envelhecimento precoce, adiabetese a hipoglicemia causadas pelo consumo de açúcar em excesso.
Para não cair nas tentações e cometer o pecado da gula por doces, o recomendado é que eles entrem com cautela na dieta diária. Afinal, o consumo equilibrado e constante de açúcar torna suficiente para a quantidade que o corpo necessita, sem exageros e sem perigo.

FONTE: Departamento de nutrição da Clínica Dr José Bento de Souza
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha