8 de jun de 2011

Chimarrão com pinhão

Quem é sulista, sabe apreciar um bom mate e comer pinhão.
Chimarrão também é a denominação dada á erva mate bebida na cuia (feita de cabaça) em forma de infusão. Entre tantas vantagens deste hábito, os mais claros são os efeitos medicinais da erva no nosso organismo. Potente diurético a substância ajuda na eliminação de líquidos e toxinas, auxilia na prevenção a problemas cardiovasculares e na eliminação de radicais livres.
"O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas,aimarás e guaranis. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), parte da Bolívia eChile, Uruguai, Paraguai e Argentina.É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente. Embora a acepção mate seja castelhana, é conhecida popularmente no Brasil com o termo "chimarrão". (Wikipedia)
O chimarrão não é bebida de inverno. Se sorve o ano todo por diversas razões. Uma porque é um chá saboroso, outra porque é viciante devido as altas taxas de cafeína contidas nas folhas da erva e por fim, poque o mate exorta um sentimento de união entre as pessoas que partilham uma mesma cuia, bomba e erva. Pessoalmente não tenho pudores em bebê-lo, mas já vi relatos contando que existe a possibilidade de contaminação por herpes, então aconselho aos interessados que tenham seus conjuntos e utilizem no conforto dos seus lares.
Achei esse vídeo bem bacana que mostra passo a passo como montar a sua cuia com dicas sobre o manuseio:



O pinhão é outro hábito ancestral e bem sulista, principalmente se consumido depois de uma sapecada. Essa expressão traduz o modo como o campesino, como é chamado o homem do campo naquelas bandas, assa as sementes da araucária. Achei um vídeo tosco no Youtube que mostra o pessoal ateando fogo nas grimpas que são as folhas da araucária. Depois é só se fartar, melhor ainda se acompanhado de uma boa cuia de mate.


Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha