22 de jun de 2011

Pudim de Abóbora para a Festa de São João

festas juninas, pudim, sobremesa, como fazer pudim de abóbora, como preparar pudim de abóbora

Esta semana é mais curta, mistura boa de feriadão de Corpus Cristi com Festa de São João. Recebemos esta receita da Marinex e pretendo testar - eu adoro abóbora e Gui adora pudim!

Ingredientes

- 500g de abóbora japonesa (cabotiá) descascada e cortada em cubos

- 1 xícara (chá) de açúcar (160g)

- 2 cravos-da-índia

- 1 pau de canela

- 1 vidro de leite de coco (200 ml)

- 3 ovos

- 1 lata de leite condensado (395 g)

- 1 colher (sopa) de margarina

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

- ½ xícara (chá) de coco fresco ralado (45 g)


Modo de Preparo

Cozinhe a abóbora junto com as especiarias em 1 ½ xícara (chá) de água até ficar macia (cerca de 20 minutos). Deixe esfriar.

Enquanto isso coloque o açúcar na panela e deixe derreter em fogo médio, mexendo sempre, até atingir a cor caramelo claro. Junte ½ xícara (chá) de água e deixe o caramelo dissolver. Ferva até atingir o ponto de fio brando e espalhe pelo fundo da Forma para Pudim Marinex®. Por fim, escorra as abóboras e processe-as no liquidificador junto com o restante dos ingredientes por cerca de 3 minutos ou até obter uma mistura homogênea. Despeje na forma para pudim e asse em banho-maria em forno médio (180ºC) por cerca de 1 hora.



Dicas

Para saber se está pronto, espete um palito comprido no pudim. Se ele ficar parado, é porque o pudim está firme e pronto.

Para identificar o ponto de fio brando, pegue um pouco de calda com uma colher e deixe escorrer. Quando formar um fio fino e curto a calda estará no ponto.

Rendimento: 14 a 16 porções.

Tempo de Preparo: 20 minutos.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha