27 de jun de 2011

Shimeji e os benefícios à saúde (por @angelaernesto)

Como prometido, aqui estou eu no meu primeiro post para o blog, e começo com um dos alimentos preferidos aqui em casa, o Shimeji.

alimentação saudável, comida japonesa, japonês, saúde, Shimeji, cogumelos,
Se você já foi a um bom restaurante japonês já deve ter provado os tais cogumelos. Conhecido como uma das espécies de fungos comestíveis pode ser encontrado fresco ou desidratado, rico em vitamina B12 estimula o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças e segundo os produtores e nutricionistas possui grande benefícios à saúde, sacia a fome e tem a mesma quantidade de proteínas que a carne vermelha (mas com bem menos calorias), para quem está de dieta é uma ótima pedida. 

Difundido em todo o mundo, encontramos em dois tipos: o shimeji-preto e o shimeji-branco, o que diferencia a coloração é o tipo de cultivo, e isso pode tornar diferenciado o sabor na hora do preparo, com certa de 2 centímetros de diâmetro em forma de chapéu o cogumelo cresce em pencas em troncos preparados exclusivamente para o cultivo.

Aqui em casa o preparo é feito com margarina, muita cebola, cebolinha e shoyu, e para dar um toque diferente você pode colocar legumes como brócolis, acelga ou cenoura, claro que assim o prato não fica nada light mas mesmo assim ainda tem pouca calorias, uma outra forma de consumir bastante encontrado pelos restaurantes é na forma de salada frio e com soja.

E se você ainda não experimentou, arrisque-se, garanto que são deliciosos.

Fonte: Cogumelos Yama e Wikipédia 

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha