12 de jul de 2011

Brodo com agnolini

Atendendo a pedidos
RT @AnaMariaCoelho: @samegui Amiga, estava no twitpic e me deu água na boca de lembrar o caldo do nosso jantar. Compartilha a receita?!? Será que consigo?!?

frango, massa, sopa, agnolini, caldo de frango, alimentação, jantar, capeleti,

É fácil fazer o brodo (caldo de frango) para acompanhar agnolini (capeleti) ficar saboroso.

O segredinho está no tempo (de cozimento do frango e do macarrão) e no cuidado com o começo do caldo.

Aqueça óleo (ou azeite) diretamente na panela de pressão, refogue cebola ralada e alho moído, acrescendo logo o peito de frango. Doure bem a carne (por uns 5 a 10 minutos) até que não esteja mais crua.

Como o pessoal aqui gosta dos pedaços de peito de frango na sopa, eu tenho um truque: corto em cubos grandes antes de refogar, mas, para manter o sabor e garantir um bom caldo, também refogo a carcaça, que eu retiro antes de servir a sopa. Eu também coloco um buquê de ervas frescas (manjericão e salvia) dos meus vasinhos, que eu retiro antes de servir.

Quando a carne estiver dourada e linda, com perfume que dá vontade de comer já, acrescente água (uns 2 a 2 litros, pelo menos) fervente e feche a panela de pressão, deixando cozinhar por 30 a 40 minutos.

E capeleti?

Como não gosto de sopa com gosto de amido de massa de macarrão, eu sempre cozinho à parte a massa até que fique al dente e só acrescento ao caldo no final. Mas quem não se incomodar pode cozinhar direto no caldo quando ele ficar pronto, mas é importante respeitar o tempo de cozimento indicado pelo fabricante, tá? Este tempo de cozimento e a quantidade adequada de água são os segredos da boa massa!

Para completar, sirva com queijo ralado e/ou pão italiano com azeite e um bom vinho (eu acho que, mesmo sendo frango, o melhor é servir com vinho tinto encorpado).
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha