4 de jul de 2011

Festival incentiva restaurantes de São Paulo a priorizarem sustentabilidade

prática sustentável, água, sustentabilidade, alimentação saudável,

O Festival Gastronomia Sustentável, lançado na última semana em São Paulo, tem como intuito incentivar os restaurantes da capital paulista a adotarem medidas que minimizem seus impactos ambientais. O projeto conta com cem estabelecimentos inscritos e o patrocínio da Ambev, através do Movimento CYAN.

Segundo o diretor de relações socioambientais da Ambev, Ricardo Rolim, os restaurantes paulistanos são referência internacional. Dessa forma, a empresa acredita que com a disseminação de boas atitudes e cuidados com o meio ambiente toda a sociedade possa ser influenciada a seguir os mesmos passos.

O festival terá duração de seis meses e durante este período os estabelecimentos que optaram por participar do projeto deverão se preocupar com cinco áreas específicas: redução no consumo de água, coleta consciente do óleo de cozinha, plantio de mudas, novas receitas e divulgação de bons exemplos.

Para quantificar a redução nos gastos com água, os restaurantes serão cadastrados no Banco CYAN. Assim a diminuição no desperdício resultará em benefícios ambientais e também financeiros, pois possibilita o acúmulo de crédito que podem posteriormente ser trocados por produtos em sites específicos.

O cuidado com a destinação correta do óleo de cozinha é outro ponto importante, já que esse produto pode trazer sérios impactos ambientais se for descartado inadequadamente. Por isso, todo o óleo coletado nos restaurantes será encaminhado a uma usina de biodiesel, para ser transformado em combustível.

Durante todo o semestre de desenvolvimento do projeto, os estabelecimentos deverão compensar pelo menos 50% das emissões de gases de efeito estufa gerados por suas atividades. Isso será feito através do plantio de árvores em locais indicados pela Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.

Além disso, as novas receitas desenvolvidas para o Festival deverão colaborar para a redução no consumo de água e também de óleo. Todos os resultados serão divulgados e os restaurantes ainda divulgaram cartazes e folhetos com dicas para incentivar os clientes a colocarem ações similares em prática.

Redação CicloVivo
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha