22 de jul de 2011

Minha receita de brownie de chocolate (por @samegui)

bolo, brownie, chocolate, como fazer, receita de brownie,

Estou "devendo" uma receita de brownie para a Maria Alice, do @casacomdesign. É que outro dia postei uma foto no nosso grupo no Facebook - um espaço no qual as comadres virtuais judiam umas das outras com fotos e dicas das coisas gostosas que comem no dia-a-dia. (risos)

Eu já fiz até brownie de caixinha para testar, usando uma mistura pronta (acho que da Fleishmann), mas prefiro a receitinha que tenho há tempos da Nestlé. Ah, eu prefiro o bolinho sem cobertura, como na foto acima, mas quando faço com cobertura de falsa ganache de chocolate, fica divino, eu admito!

bolo, brownie, chocolate, como fazer, receita de brownie,


Bolo tipo brownie de Chocolate Meio Amargo com nozes.

  • 1 tablete de NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo
  • 50 g de manteiga em cubos
  • meia xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • meia xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara (chá) de noz picada
  • manteiga para untar
  • farinha de trigo para polvilhar

Na receita original dizem para colocar em uma panela o chocolate e a manteiga e levar ao fogo em banho-maria até obter um creme homogêneo, mas eu derreto no microondas (tudo bem, quem quiser panela, fica mais bonito e bucólico). Adicione o açúcar mascavo e mexa até estar bem dissolvido. Bata os ovos com a essência de baunilha e misture ao creme de chocolate. Adicione a farinha de trigo, o bicarbonato e as nozes (que podem ser castanhas do Pará, acrescentando um jeito brasileiro e uns nutrientes bem legais para a pele e para o humor).

Para mim o segredo destes bolos mais antigos e tradicionais está no bicarbonato, que é um fermento natural e deixa o bolo diferente. Outra coisa é bater bem os ovos, tanto as gemas com açucar quanto as claras (quando é o caso de usar as duas separadamente) que ajudarão o bolo a crescer.

Despeje a massa em uma fôrma retangular pequena (23 x 32 cm), untada e enfarinhada. Asse em forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Desenforme e deixe esfriar. Corte em quadrados e sirva.

Dica:
Para que o brownie fique macio depois de frio, retire-o do forno quando o centro ainda estiver ligeiramente úmido.

E a cobertura?
Minha mãe sempre teve uma receita complicadíssima de ganache de chocolate que eu aprendia a fazer com simplicidade com uma empregada: ela derretia chocolate (meio amargo ou normal, para daquelas barras grandes Garoto sabem?) e misturava com creme de leite. Simples assim. Delicioso como vocês podem imaginar!

:-)
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha