20 de set de 2011

Cardápio antiestresse: almoço


Recebemos uma sugestão de pauta com receitas de um cardápio antiestresse e vamos testar e postar aqui ao longo da semana.

Sugestão para almoço:
2 colheres de arroz integral
1 concha pequena de feijão
Salada variada e bem colorida
Suflê de brócolis
Bife ao molho de gengibre

Comentários da nutricionista Camila Cavichioli: “O brócolis, além de conter potássio e ácido fólico, importantes para o desenvolvimento das células, garantem o bom funcionamento do sistema nervoso, pois é rico em magnésio, fosfato e as vitaminas A e C e as do Complexo B. Já a carne vermelha, com seu alto valor nutritivo, possuem a niacina, uma vitamina do complexo B, cuja falta causa depressão.” 
Suflê de brócolis light
- 1 pé de brócolis
- ½ colher (sopa) de cebola
- 3 unidades de clara de ovo
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 unidade de gema de ovo
- 360ml de leite desnatado
- 1/2 colher (sopa) de margarina light

Modo de preparo:
No liquidificador, bata o leite com a farinha. Leve ao fogo em uma panela pequena junto com a margarina. Mexa até engrossar. Adicione o sal (a gosto) e deixe esfriar. Junte a gema, o brócolis cozidos e as claras em neve delicadamente. Coloque em uma fôrma para suflê untada e leve ao forno por 20 minutos.

Bife ao molho de gengibre
- 2 bifes de alcatra magros (200g)
- sal e pimenta a gosto
- 2 ameixas frescas picadas
- 1 pitada de cravo em pó
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 pitada de gengibre em pó

Modo de preparo:
Grelhe os bifes em frigideira antiaderente, temperando com o sal e a pimenta enquanto doura dos dois lados. Acrescente o restante dos ingredientes e deixe ferver mais um pouco. Retire e sirva.


Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha