28 de set de 2011

Metodista recebe evento Gastronomia Sustentável



O movimento da GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL e a Universidade METODISTA promoverão na próxima segunda-feira, dia 03 de outubro, às 15h, no campus Planalto em São Bernardo a precursora mesa redonda sobre GESTÃO AMBIENTAL DE RESTAURANTES. O evento tem entrada franca, aberta a estudantes de qualquer idade e qualquer instituição, profissionais do setor, simpatizantes e interessados.

O movimento da GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL iniciou-se no princípio de 2011 com a mobilização de 100 restaurantes top de linha da cidade de São Paulo interessados em evoluir em suas rotinas de práticas sustentáveis e em fazer disso um valor a ser compartilhado com seus clientes e suas comunidades. O movimento é coordenado pela 18 Cinema e Marketing, produtora de cinema e realizadora de ações e eventos no segmento de meio ambiente. O movimento inclusive está fazendo reposição de mudas de árvores nativas na Reserva do Morro Grande, na cidade de Cotia, uma das 10 maiores florestas em área metropolitana do mundo.

Atualmente o setor de gastronomia passou a ser disputado como carreira e exerce enorme influência sobre as sociedades metropolitanas, que incluem a ida aos restaurantes como uma prática de lazer gastronômico, conhecimento de culturas de outros países e compartilhamento de estilo de vida. Nesta tendência e com a nova lei de resíduos sólidos regulamentada no Brasil recentemente, os restaurantes procuram ocupar espaço de liderança não só para suas próprias práticas, mas como também para influenciar as rotinas de sua clientela.

A visão sustentável na Gastronomia passa por práticas de gerenciamento de resíduos variados, do óleo de cozinha às embalagens, um expressivo volume de lixo orgânico e não orgânico, novas tecnologias de equipamentos para aceleração de processos e redução de consumo de água, luz e gás, compensação ambiental por suas emissões de carbono, desenvolvimento de cardápios e menus, respeitando os ciclos naturais do ecossistema, incentivo à  biodiversidade brasileira e utilização de conceitos de bioarquitetura em sua construção e decoração.

São assim diversas abordagens que serão estimuladas na mesa redonda GESTÃO AMBIENTAL DE RESTAURANTES, para contextualizar não só em restaurantes avulsos, como de rede, em refeitórios corporativos, de hotéis, pousadas e que possam também impactar nas residências em um segundo momento. Respeito aos impactos ambientais e alimentação saudável são valores irmanados neste processo.

Compondo a mesa redonda estarão presentes:
  • Marcelo Bergamo, coordenador do Curso de Gastronomia da Universidade Metodista.
  • Fabiano Rangel, gerente de meio ambiente da Saab Coca-Cola / Matte Leão.
  • Joabner Breda, Engenheiro Ambiental
  • José Renato, proprietário do restaurante ecológico “Chácara Santa Cecília”
  • Daniel Martins – Gestor de Produtos – Topema Cozinhas Industriais
  • Valéria Sesti – Assessora Gastronômica
  • Sergio Lerrer, coordenador do Movimento GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL.


O evento tem entrada franca, com certificação de presença. A reserva de assento pode ser feita enviando nome completo e RG para o e-mail palestras@gastronomiaverde.com.br ou ligando para (11) 4169 7156.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha