7 de out de 2011

Água mineral ou água de mesa?

Água mineral,  água de mesa, água, saúde,
Qual a diferença entre a água mineral e a água de mesa?
A água de mesa é aquela potável, boa para beber, porém não oferece propriedades. Água mineral, além de potável, oferece paladar residual e propriedades medicinais.
O Decreto-Lei Nº 7.841, de 08/08/1945, regulamentou a bebida, estabelecendo em seu artigo primeiro que "Águas minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa".
Li esses dias um artigo no site da revista Vida Simples da Editora Abril, sobre os tipos mineralógicos e seus benefícios, que transcrevo parcialmente a seguir:

Fluoretadas – indicadas para a saúde dos dentes e ossos. São a grande maioria das águas brasileiras.

Radioativas – indicadas para dissolver cálculos renais e biliares, favorecer a digestão, como calmantes e laxantes.

Carbogasosas (naturalmente gasosas) - Diuréticas e digestivas, são ideais para acompanhar as refeições, abrem o apetite e são indicadas para combater a hipertensão arterial.

Bicarbonatadas Sódicas - indicadas no combate de doenças estomacais, como gastrites e úlceras gastroduodenais, hepatite e diabetes.

Alcalino-Terrosas - (podem ser cálcicas ou magnezianas) Indicadas como digestivo natural.

Oligominerais – indicadas para higienização da pele, diurese, intoxicações hepáticas, ácido úrico elevado, inflamações das vias urinárias, alergias e estafa.


Esse post me fez refletir melhor sobre o valor dessas águas e como precisamos considerar seriamente em nossa dieta o elevado valor nutricional e regulador para nossa saúde.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha