11 de out de 2011

Gengibre

Gengibre, culinária, gastronomia brasileira, saúde,

Um ingrediente presente nas nossa culinária é o Gengibre. Os rizomas, são a parte da planta que conhecemos e utilizamos.
De origem indiana, a planta foi introduzida no Brasil pelo colonizadores e hoje faz parte da nossa agricultura, predominante principalmente na região litorânea dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo.
Uma faceta interessante do vegetal é que ele serve para tratar dores de cabeça do tipo exaquecas, ajuda no tratamento a dores crônicas e alivia enjoos. Indica-se ralar 2 colheres de sopa de gengibre e adicionar 3 xícaras de água quente, fazendo uma infusão por 5 minutos(chá). Depois peneire e beba parcimoniosamente. Repita o tratamento todos os dias.
Aprecio o gengibre, além das propriedades fitoterápicas, como ingrediente de temperos. Um hábito que adquiri quando morei no Japão, foi comer tofú, com cebolinha picada, gengibre ralado e shoyu. É um prato rico em nutrientes e muito saboroso, principalmente com a chegada das estações mais quentes.
Gengibre, culinária, gastronomia brasileira, saúde,
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha