25 de out de 2011

Nordeste Gourmet


4ª edição do evento acontece este mês e organização pretende expandir a feira para outras capitais da região

Uma infinidade de sabores, nomes consagrados e estrutura diferenciada: esta é a receita de sucesso do Nordeste Gourmet, que chega a sua 4ª edição, em 2011. O evento já se firmou como um verdadeiro espaço de negócios e promete reunir grandes empresas do segmento de gastronomia, bem como fornecedores da região e renomados chefs. Não deixe de colocar na agenda que o 4° Nordeste Gourmet já tem data marcada: acontece de 27 e 29 de outubro, no estacionamento D5 do Shopping Iguatemi.

Como já é tradição, o maior evento do Nordeste dedicado a promover negócios na área de Gastronomia vai reunir chefs, cozinheiros, quituteiros, experts variados, degustadores de bebidas e muitos outros convidados para diversas atividades. O objetivo é discutir e destacar técnicas e produtos regionais e propor abordagens diferenciais com foco na Boa Mesa, além de reunir profissionais das mais variadas origens, veteranos e novatos, mestre-cucas e fornecedores de ingredientes. E, claro, os visitantes poderão fazer cursos ministrados por nomes da alta gastronomia nacional, com receitas simples e ingredientes do dia a dia.

A base do evento continua: aulas com chefs de vários perfis, mostrando conceitos e receitas, contemplando da cozinha de raiz à alta gastronomia; degustações de vinho, café; palestras e bate-papos com estudiosos da gastronomia. Contudo, a edição 2011 trará boas surpresas – não apenas no conteúdo, mas também no formato, com novas atrações.

O Nordeste Gourmet dobrou de tamanho em 2011 – tornando-se um dos maiores eventos do segmento no país. Desde o seu primeiro ano, sob a chancela da promoter Licia Fabio e do chef Edinho Engel, essa celebração à boa mesa já provou que é garantia de bons negócios. A estrutura montada no Shopping Iguatemi vai oferecer aos participantes salas de aula, praças, um espaço vip e uma área de convivência.

Como já é costume no Nordeste Gourmet, diversos chefs renomados desembarcarão na capital baiana para participar da feira e ensinar um pouco do que sabem para o público do evento.

Entre os chefs com renome nacional e internacional, o evento receberá Fabrice Lenud (Douce France/SP), Salvatore Loi (Fasano/SP), Erick Jacquin (Brasserie Jacquin/SP), Emmanuel Bassoleil (Unique/SP) e Simon Lau (Aquavit/DF). Oferecendo o tom regional para o Nordeste Gourmet, profissionais como Ana Campos (Colher de Pau/CE), Nino Bugarelli (Pousada do Toque/AL) e Marcelo Fujita (Occho/BA) já estão confirmados.

Este ano, outra novidade é a realização de um concurso destinado aos estudantes de Gastronomia da Bahia – o Talentos Universitários da Gastronomia. Após seleções internas, representantes das oito instituições (Estácio FIB, Faculdade Ruy Barbosa, SENAC, Ucsal, UFBA, Unifacs, Unijorge e Unirb) participarão das etapas semifinal e final dentro da programação do Nordeste Gourmet 2011.

As etapas preliminares já estão acontecendo e o tema desta primeira edição será “Carne de Fumeiro”. As expectativas dos organizadores são as melhores e eles têm como certa a revelação de novos talentos gastronômicos locais.

Com uma grade diversificada, que engloba aulas, workshops e degustações, o Nordeste Gourmet 2011 abordará os assuntos mais diversificados e direcionados a diversos públicos: tratando dos drinks clássicos e regionais, passando pelos pratos com ingredientes nordestinos e as práticas de estabelecimentos renomados, e abordando ainda a operacionalização de um Buffet de grande porte, como para a Copa de 2014, por exemplo.

Uma grande feira reunirá também os mais variados produtos ligados à Gastronomia, desde utensílios de cozinha até temperos especiais e grandes fornecedores de restaurantes e hotéis de toda a região nordestina. Acesse o site www.nordestegourmet.com.br e veja a grade completa, além de outras informações sobre o evento.

Iniciado em 2008 com o nome Bahia Gourmet, o Nordeste Gourmet se consolidou como uma das mais importantes feiras gastronômicas com apelo comercial da região, ao reunir o segmento da gastronomia numa programação voltada para mostrar os produtos, realizar lançamentos e promover conhecimento e negócios acerca do setor.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha