21 de out de 2011

Vinhos no Brasil

Vinhos, vinhos brasileiros, agricultura, cultura dos alimentos, saúde, nutrição, historia do vinho, de onde veio o vinho, quanto tempo tem o vinho,

O vinho é uma bebida tão antiga quanto a humanidade. Não se tem um registro muito preciso de onde a primeira porção da bebida foi produzida, o que se sabe é que na região da Georgia foram encontrados indícios datados de aproximadamente 7 mil a.c, ou seja, quase 10 mil anos de história. A cultura dos vinhos finos está ligada diretamente ao padrão europeu, principalmente aos franceses e suas castas nobres Pinot Noir, produzidas na região "Celta" da Borgonha.
Os italianos também são hábeis produtores de vinhos com destaque para o Chianti, denominação característica para os produzidos na região de Firenze na Toscana.
Os italianos foram os principais introdutores da viticultura no sul do Brasil, mas não foram os primeiros. O interessante que os colonos italianos, que chegaram ao Rio Grande do Sul em 1875, não tinham acesso a videiras e só começaram o cultivo quando tiveram intercâmbio com os imigrantes alemães que já cultivavam variedades da uva Isabel desde 1825, quando receberam por incentivo de Imperador Dom Pedro I e as primeiras mudas.
No Brasil, a produção em escala se distribui entre os estados do Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Cataria, Paraná e Rio Grande do Sul. No Site do Vinho Brasileiro podemos fazer um passeio pelas regiões e conhecer os melhores vinhos brasileiros.
Vários fatores influenciam na produção de uma boa vinha. A variedade, clima, solo, associada a taxa de açúcar são fator fundamentais. Algumas regiões do mundo são especialmente favorecidas para o cultivo. Uma dessas regiões é o paralelo 31, que passa no extremos sul do Rio Grande do Sul, passa pelas regiões produtoras da Argentina, Chile, África do Sul e Austrália.
Dentre as vantagens do vinho, suas propriedades antioxidantes são as mais destacadas. Os antioxidantes são um conjunto de vitaminas, minerais, pigmentos, enzimas e demais componentes vegetais que bloqueiam os efeitos maléficos dos radicais livres.
Segundo a Wikipédia, "os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo".



Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha