4 de nov de 2011

Modigliani na sua cozinha - ou como manter viva a obra de um artista!

Modigliani, arte, cultura, decoração, decoração de cozinha,
Uma mostra itinerante de Amedeo Modigliani, que inclui 12 pinturas a óleo, além de esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, além de diversas peças em homenagem ao artista, entre elas as porcelanas Richard Ginori, percorre o Brasil a partir de outubro. A exposição, em cartaz em Vitória (ES) até 18 de dezembro, segue para Rio de Janeiro e São Paulo em 2012.
Por enquanto, podemos começar a sentir o gostinho de Modigliani nas porcelanas Richard Ginori, uma coleção de pratos inspirados nas obras de nas suas obras e que tem apoio do instituto que preserva a memória do pintor italiano. Quem traz ao Brasil é o empresário Marcelo Felmanas, da 6F Decorações, representante exclusivo da marca no país.

Pelo que vi, já fiquei com vontade de ter na @cozinhaconversa! Já pensaram?

Modigliani, arte, cultura, decoração, decoração de cozinha,



 Vale relembrar quem é o artista:
Amedeo Clemente Modigliani (Livorno, 12 de julho de 1884 — Paris, 24 de janeiro de 1920) foi um artista plástico e escultor italiano que viveu em Paris. Um artista principalmente figurativo, ele se tornou conhecido por pinturas e esculturas em estilo moderno caracterizado por faces mascara e alongamento da forma. É conhecido por ter começado a desenhar e pintar precocemente, antes mesmo dos estudos habituais. Aos quatorze anos, durante uma crise de febre tifóide, ele delirava e em seus delírios, falava que queria acima de tudo ver as pinturas no Palazo Pitti e Uffizi, em Florença. Sua mãe então prometeu a ele que assim que recuperado, o levaria a Florença. Ela não só cumpriu a promessa como o matriculou com o melhor mestre de pintura em Livorno: Guglielmo Micheli. Fruto de diversas culturas, amigo de tantos artistas e encontrando-se numa conturbada fase de questionamentos e transições, sua obra entretanto não pode ser considerada filiada a nenhum dos estilos, dotada toda ela de um estilo próprio e autônomo. Seus nus, que provocaram escândalo em seu tempo, revelam não sensualidade, mas um desnudamento da alma humana. Seu estilo faz parte de um momento em que a arte pictórica, confrontada à fotografia, lutava para conquistar seu espaço, seus valores e sua estética.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha