17 de nov de 2011

Sustentabilidade nas vinícolas

Sustentabilidade, Vinho, vinícolas, Meio Ambiente, negócios,

Passei a gostar de Santa Carolina no Japão, em 1998. Ao voltar ao Brasil, com a chegada dos Carmenère chilenos, foi a esta vinícula que me voltei novamente para o vinho do jantar em casa. Por isso fiquei contente quando soube que a vinícola chilena Santa Carolina recebeu, pelo segundo ano consecutivo, uma certificação sustentável.

A Revista Capital e a Fundação Chile se unem em prol do Meio Ambiente com a ideia de verificar quais empresas que operam no Chile possuem ações para preservar o planeta. A marca Santa Carolina foi a vice-campeã em 2011, perdendo apenas para a brasileira Natura. E foi a única entre as vinícolas a ficar entre os dez primeiros do ranking. Trazidos ao Brasil pela importadora Casa Flora, os vinhos Santa Carolina são facilmente encontrados em todo território nacional.

De acordo com a matéria publicada em agosto, na Revista Capital, 253 empresas foram convidadas a participar e 94 aceitaram o desafio. Temas como mudanças climáticas; comprometimento e dedicação da equipe (presença de um responsável técnico), medição, uso e gestão de carbono; conhecimento da direção sobre uso de energia; melhoras em logísticas; reciclagem de embalagem e programa de reciclagem dentro da empresa; reuniões de incentivo às boas práticas aos funcionários entre outros temas foram abordados. A vinícola Santa Carolina iniciou suas atividades sustentáveis em 2009 e hoje está em busca do primeiro lugar do ranking “verde” no Chile.

Sustentabilidade, Vinho, vinícolas, Meio Ambiente, negócios,


O selo “Feel Green” presente nas garrafas é a garantia de que a empresa Santa Carolina utilizou o conceito de Sustentabilidade em sua produção. Desde a plantação até o engarrafamento, passando pela educação ambiental para os seus funcionários, as ações são orientadas pelas normas chilenas e europeias. O projeto “Feel Green” compensa a emissão de dióxido de carbono, através de inúmeras medidas mitigatórias. Nos vinhedos, as boas práticas agrícolas e o controle de resíduos sólidos e líquidos são acompanhados com muito zelo. E no processo produtivo a reutilização de água e o controle de resíduos sólidos são as principais preocupações. Todos os processos minuciosamente controlados e cumprem todas as exigências das normas internacionais de controle ambiental.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha