27 de jan de 2012

Champanhe faz bem ao cérebro e coração, dizem pesquisadores

Champanhe, saúde, dieta, dicas de dieta, vinho tinto, champanha faz bem pra saúde, em que champanhe e bom, em que vinho e bom, como vinho é bom para á saúde,


De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a Dieta do Champanhe incentiva a ingestão de duas taças ao dia, inseridas em um cardápio equilibrado, de até 1400 calorias diárias. A ideia do programa alimentar é trazer o glamour saudável à mesa: ao invés de hambúrguer com refrigerante, o jantar poderia ser substituído por salmão defumado, salada verde e uma taça de champanhe. 

Com apenas 91 calorias por taça, o champanhe pode aumentar a adesão ao programa alimentar, evitando que a pessoa boicote a própria dieta e não perca peso. De acordo com Elisabeth Weichselbaum, pesquisadora da British Nutrition Foundation, a maioria das dietas proíbe a ingestão de álcool e chocolate, mas não há necessidade. A cientista explica que permitir a ingestão destes alimentos pode ter um poderoso efeito psicológico na manutenção da dieta. 

Pesquisadores da Universidade de Reading, na Inglaterra, em parceria com a Università degli studi di Cagliari, na Itália, constataram que o champanhe pode fazer bem ao coração, cérebro e circulação sanguínea. A bebida é rica em polifenóis, substância que dilata os vasos, controlando a pressão arterial e craniana. Os cientistas perceberam que o consumo de champanhe é capaz de reduzir o mau colesterol, diminuir a incidência de derrames e ataques cardíacos, além de proteger o cérebro de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. 

A pesquisa tomou como base os polifenóis presentes no vinho tinto, fabricado com as uvas pinot meunier, pinot noir e chardonnay, as mesmas utilizadas na produção do champanhe. Para aproveitar os benefícios do champanhe sem comprometer a saúde, os cientistas recomendam o consumo de duas taças da bebida por dia.

Segundo recomendações da American Heart Association, quem não costuma ingerir bebidas alcoólicas não deve inserir o champanhe na rotina pensando no que ele tem de bom. De acordo com a instituição, dieta e exercícios físicos fazem tão bem à saúde quanto os potenciais efeitos positivos dos polifenóis presentes na bebida. 

Fonte: GNT
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha