30 de jan de 2012

Motigome de liquidificador

Motigome, arroz, culinária japonesa, arroz moti, moti tsuki, gastronomia japonesa,

O arroz utilizado na feitura do moti é diferente do arroz comumente usado na culinária japonesa, e nas lojas vem especificado como ‘arroz moti’.
Esta receita eu aprendi na escola bilíngue que meus filhos frequentaram em Curitiba e é fantástica!

  • 1/2kg de motigome
  • 300ml de água
Lave o motigome e deixe de molho em água por 1 noite. Escorra-o bem e bata no liquidificador. (Coloque a metade do motigome e toda a água, a medida que vai batendo coloque o restante do motigome). Coloque em um refratário ou qualquer outro utensílio que possa ir ao microondas, por 3 minutos em potência alta. Misture e leve mais 3 minutos em potência alta. Modele o moti e sirva.

Rendimento: 40 moti pequenos


Motigome, arroz, culinária japonesa, arroz moti, moti tsuki, gastronomia japonesa,


Você lembra deste doce, né? Todo ano ele é tema de reportagem na TV!

O moti tsuki (literalmente, ‘bater moti ’) é feito numussu (pilão japonês), com a ajuda de um tsuchi (lê-se tsuti), que é uma espécie de grande marreta de madeira. Sendo uma tarefa para duas pessoas, o interessante começa aqui: uma bate enquanto outra esborrifa um pouco de água nos intervalos entre as batidas (quando o companheiro levanta o tsuchi); isso é feito para o arroz não grudar no bastão ou no pilão. O processo é repetido até o arroz ficar no ponto certo do moti: uma massa lisa e firme.
Normalmente feito em ocasiões festivas, principalmente na véspera de Ano Novo, esse método tradicional reúne muitas pessoas em torno do pilão e cada uma bate algumas vezes, simbolizando a união, tanto no plantio, na colheita ou no preparo do arroz. 
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha