28 de mar de 2012

Controles para uma cozinha responsável no Encontro Regional da Abrasel (por @samegui)

cozinha responsável, Encontro Regional da Abrasel, Bares, Restaurantes, Gastronomia Responsável, Grupo Boticário, biodiversidade, cultura gastronômica, alimentação saudável,



Acontece nesta semana o Encontro Regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Porto de Galinhas (PE) e o evento tem uma pegada sustentável, destacando o movimento Gastronomia Responsável, criado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que alia culinária a princípios de proteção da biodiversidade.

A embaixadora da causa é a chef Gabriela Carvalho que tratará do tema na palestra “Controles para uma cozinha responsável”. Gabriela é responsável pelo restaurante curitibano Quintana Café  e entusiasta do movimento Gastronomia Responsável, que aceita novos associados. Restaurantes de todo do país podem vincular-se à iniciativa, implantada em 2010 na capital paranaense e que conta atualmente com 33 restaurantes participantes na cidade.

Como aderir

Para um restaurante aderir ao Gastronomia Responsável, o primeiro passo é enviar um e-mail para contato@fundacaogrupoboticario.org.br, com o título Gastronomia Responsável. A partir daí, o restaurante criará ou adaptará um prato seguindo os quatro princípios do movimento e enviará a receita para análise da Fundação Grupo Boticário. Em seguida, assinará um termo de compromisso com a Fundação no qual se compromete a seguir os princípios durante o preparo da receita.


cozinha responsável, Encontro Regional da Abrasel, Bares, Restaurantes, Gastronomia Responsável, Grupo Boticário, biodiversidade, cultura gastronômica, alimentação saudável,

Com o objetivo de explicar como o movimento funciona na prática, a chef também irá participar de uma Cozinha Show, ensinando a preparação de um prato responsável. Para ser considerada como tal, uma receita precisa atender aos quatros princípios do movimento: uso de ingredientes orgânicos, não-utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais para evitar emissão de gás carbônico no transporte, e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.
Com essa participação, a expectativa da embaixadora do Gastronomia Responsável é ampliar a consciência de chefs de outras regiões do país. “Estou muito feliz por poder levar o movimento a mais um polo gastronômico do Brasil. Nosso país é muito rico, com uma diversidade incrível, e a alimentação responsável pode e deve contribuir para conservar nosso patrimônio natural”, afirma Gabriela.

O Encontro Regional da Abrasel

O evento contará com a presença das principais lideranças do segmento de alimentação fora do lar do Brasil, incluindo a participação dos presidentes de todas as seccionais da Abrasel, que promovem sua assembleia para debater assuntos relacionados à entidade, inclusive ações para a Copa do Mundo de 2014.

A programação conta com palestras, workshops, Cozinha Show, espaço para negócios e atrações diversas. Tudo para atualizar os participantes das principais novidades do setor. Entre as palestras, haverá informações importantes para gestão de negócios, como administração financeira e de estoque. O uso da internet e das redes sociais para divulgação nos restaurantes também será um tema debatido no encontro.

Além de Gabriela Carvalho, a Cozinha Show traz grandes estrelas da gastronomia pernambucana, como os chefs César Santos (Oficina do Sabor – Olinda-PE), Duca Lapenda (Pomodoro Café – Recife – PE) e Joca Pontes (Restaurante Ponte Nova – Recife – PE), preparando receitas especiais que seguem os princípios do Gastronomia Responsável.


Fonte: Fundação O Boticário

P.S. Obrigada Ana Maria Coelho (do Lounge Empreendedor) pela dica. 
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha