29 de mar de 2012

Dicas de alimentos que podem combater a tensão e aumentar a vitalidade (por @samegui)

Nesta semana a viagem que os autores deste blog fazem para o Desencontro 2012 em Fortaleza, vai ajudar a refazer as forças e combater o estresse. Mas se você leitor não pode "fugir" da rotina assim, fica a dica de alimentos que ajudam a combater este vilão do cotidiano!

  • Produtos como pães e massas tendem a estufar o estômago e trazer sonolência, certo? Mas basta fazer uso de macarrão ou pão integral para isso se reverter. Carboidratos desse tipo, além de cereais como a aveia e as castanhas, elevam o nível de serotonina, substância sedativa e calmante.
  • O consumo de verduras escuras (como brócolis e couve) ajuda muito. Esse tipo de alimento é rico em ferro, importante para combater a anemia, e ácido fólico, um poderoso anti-depressivo. Já a alface, constante na mesa do povo brasileiro por causa do preço mais em conta, é outra que faz bonito: a lactocina, substância contida nessa verdura, tem propriedade calmante.
  • O ômega-3 presente nos peixes e frutos do mar são outras ótimas opções para entrar na dieta contra o estresse. Por aumentar a atividade cerebral, eles diminuem o cansaço de um modo saudável. 
  • Doces e o café têm alto poder energético, mas usar o açúcar refinado faz ganhar peso, por isso recomenda-se frutas para arrematar a refeição com um docinho. Já a cafeína só é saudável se consumida em até 40 mg diárias (no máximo 2 ou 3 xícaras de café expresso), preferencialmente atee 10h antes da hora que se pretende dormir.
  • Alimentos ricos em vitaminas B6, B1 e E, além de zinco, magnésio e selênio podem ajudar muito. As substâncias são encontradas em produtos variados como queijos, iogurte, grãos, carne de porco e nos derivados de soja também são perfeitas para trazer energia e dar fim à sensação de irritabilidade e fadiga.
  • Fazer várias refeições leves por dia e diminuir o sal são outras ações que vão espantar o estresse. O sal causa a retenção de líquidos, e essa perda faz o corpo humano ficar desesperado. Irritados, nós facilmente perdemos a paciência e o foco do trabalho ou da rotina.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha