21 de mar de 2012

Ingerir pouco líquido pode causar cansaço e prejudicar o intestino (por @samegui)


A má ingestão de líquidos pode influenciar no cansaço, no funcionamento do intestino e até na aparência da pele e do cabelo. Em casos extremos, a desidratação contribui ainda para o surgimento de cristais na urina, conhecidas como pedras nos rins. Além de água e sucos, o consumo de frutas como melancia, melão e laranja deve ser usado como hidratação complementar.
intestino, água, má ingestão, líquidos, desidratação, saúde, suco, alimentação, alimentação saudável, exercícios físicos,

Sempre falo isso para meus filhos (e também para o pessoal do escritório): ingerir líquidos é fundamental para a saúde! Hoje vi esta notícia com boas justificativas biomédicas para meus argumentos de mãe!
Mariana Carvalho Pinheiro, consultora técnica e nutricionista da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, explica como frutas e hortaliças podem ajudar a manter o corpo hidratado. “Elas trazem uma quantidade elevada de água na composição, assim como os alimentos frescos, de uma forma geral”, afirma.A nefrologista Ana Beatriz Barra, do Hospital Federal da Lagoa, vinculado ao Ministério da Saúde, explica que beber de 2 a 3 litros de água diariamente deve ser um hábito. De acordo com a médica, é preciso evitar líquidos como refrigerantes e sucos industrializados. “Eles não são saudáveis. Uns têm muito sódio, outros têm muito corante e substâncias tóxicas”, aponta.
Beber água frequentemente também combate a prisão de ventre. Não existe um período do dia mais indicado para a ingestão, mas existem momentos em que perdemos mais líquidos, como quando suamos muito ou praticamos exercícios físicos. 
Por outro lado, vale lembrar sempre: a ingestão de líquidos durante as refeições pode causar dilatação do estômago  porque o hábito acostuma o organismo com uma quantidade maior de alimentos e pode nos fazer ter mais apetite do que seria natural.
Então, saudável mesmo é parcelar a ingestão de líquidos durante o dia. 
Fica a dica. 
Fonte: Samuel Bessa / Agência Saúde
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha