2 de mar de 2012

Um bolo de cenoura diferente - com pitada de cultura indiana! (por @samegui)


Para inventar e testar no final de semana! Li na Folha e curti muito, vou testar sem falta. E como cenoura é daqueles alimentos mágicos, que fazem super bem à saúde, vale duplamente né?

Você sabia?
A cenoura faz bem para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico, previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose. É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A,  além de vitaminas B e C.
Contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo - primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.

E aí, já ficou com vontade de comer cenoura hoje mesmo? Se não, garanto que com a receita diferente você vai se animar! 
bolo de cenoura, receita de bolo de cenoura, cultura indiana, bolo de cenoura indiana, alimentos mágicos, bem à saúde, cenoura, saúde, Berinjelas, sobremesa,

"A artista plástica e escritora indiana Bulbul Sharma conta histórias deliciosas sobre mulheres e comida no livro "A Ira das Berinjelas" (Tinta Negra, 2012). Ao final de cada narrativa, a autora apresenta receitas típicas indianas relacionadas de alguma forma com o que foi contado. Os pratos ensinados pela autora são bem diferentes das receitas que estamos acostumados no Brasil. O bolo de cenoura de Sharma, por exemplo, é feito com óleo de amendoim. A sobremesa também leva canela em pó, nozes, uvas passas e tâmaras. Como cobertura, ela sugere um creme de queijo feito a partir do iogurte. Exótico, não?"

Segundo o artigo, "A Ira das Berinjelas" (Editora Tinta Negra), título retirado de um dos contos, contém doze histórias e 20 receitas para que o leitor deguste as saborosas narrativas e também as comidas.

E vamos à receita:

Bolo de cenoura

Ingredientes

400 g de farinha
350 g de açúcar refinado
1 ½ xícara de óleo de amendoim
4 ovos
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
3 ½ xícaras de cenoura ralada
200 g de nozes picadas
100 g de passas pretas, tâmaras e passas brancas

Modo de preparo

Numa tigela grande, misture todos os ingredientes e mexa bem com uma colher de pau forte, pois a mistura ficará grudenta e difícil de mexer. Asse em uma assadeira larga e untada por 45 a 60 minutos. É surpreendente ver a mistura viscosa se transformar num bolo atraente com cheiro de canela e de cor laranja claro. Cubra com a cobertura a seguir. Se quiser que os sabores se desenvolvam, guarde na geladeira por dois dias antes de comer.

Cobertura de queijo cremoso (opcional)

Ingredientes

25 g de açúcar de confeiteiro
50 g de manteiga derretida
½ colher de chá de essência de baunilha
200 g de iogurte

Modo de preparo
Deixe o iogurte suspenso num lenço de musseline. Algumas horas de drenagem e você terá 100 g de queijo cremoso. Bata o queijo com os outros ingredientes e cubra o bolo com a mistura.

Ou, caso não queira cobrir o bolo, acrescente ao queijo cremoso mangas picadas, laranjas descascadas ou qualquer fruta macia de sua preferência. Sirva frio como sobremesa.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha