13/04/2012

Fique atento à água - a falta dela pode atrofiar seu cérebro! (por @samegui)

água, consumo de água, consumo consciente, tomar água, refrigerante, vida saudável, saúde, desidratação,


Com muita frequência ouço pessoas contando que "esquecem" de tomar água. Minha mãe mesmo é destas pessoas que ingere chás e sucos (e refrigerante diet, seu "fraco"), mas água pura não faz parte do cotidiano como deveria. Meu pai, por outro lado, chega aos 70 anos em 2012 preservando o bom hábito de tomar muita água pura.

Qual dos dois tem a saúde melhor? O que toma mais água! Lendo a revista Seleções neste mês tive um vislumbre dos motivos para isso.

"Além de atrofiar o cérebro, a desidratação  também afeta o seu funcionamento. Apenas 90 minutos de suor constante podem fazer o cérebro encolher o equivalente a um ano de envelhecimento, diz Matthew Kempton, do Instituto de Psiquiatria do King's College, em Londres. Embora o cérebro volte rapidamente ao normal depois de um ou dois copos de água, a falta de líquido durante dias e ate semanas pode prejudicar o trabalho e o desempenho escolar. "Quando o corpo se desidrata, a água sai das células do cérebro e elas se encolhem", explica Kempton. "Isso muda a concentração de substâncias químicas importantes nos neurônios e pode atrapalhar seu funcionamento".

Então, queridos, não esqueçam: garrafinha ou jarra de água ao lado da mesa de trabalho o dia todo, hein!

1 comentários: