18 de abr de 2012

Sacolas reutilizáveis podem conter bactérias (por @samegui)

Você já fez a "lição de casa" e comprou várias sacolas reutilizáveis para ir às compras e não sobrecarregar o meio ambiente com o uso maciço de sacolas plásticas descartáveis?

Pois saiba que a sobrecarga pode estar acontecendo no seu organismo e de sua família!

Sacolas reutilizáveis, meio ambiente, sustentabilidade, sacolas plásticas, sacolas descartáveis, saúde pública,


Como assim?
Pesquisadores da Universidade do Arizona e da Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, testaram sacolas de consumidores de três cidades norte-americanas: Los Angeles, São Francisco e Tucson. Os resultados mostraram que as bolsas podem conter bactérias perigosas para a saúde pública e que, além disso, grande parte dos consumidores não sabe da importância e necessidade de lavá-las frequentemente.
Charles Gerba, co-autor e professor da Universidade do Arizona, explicou que, “os resultados sugerem uma ameaça séria à saúde pública, especialmente de bactérias coliformes, incluindo E. Coli, que foi detectada na metade das sacolas testadas”.
O pesquisador acrescenta que a quantidade de bactérias encontrada nas bolsas era suficiente para causar uma série de problemas de saúde e até mesmo levar à morte. A situação é particularmente perigosa para crianças pequenas, que são muito vulneráveis a doenças transmitidas por alimentos.

Você costuma lavar as suas sacolas? Caso nunca tenha pensado no assunto, saiba que não está só, o hábito ainda não foi incorporado pela maioria das pessoas. Das pessoas entrevistadas, 97% nunca lavaram ou higienizaram as bolsas reutilizáveis. A lavagem das bolsas mata quase todas as bactérias que ficam acumuladas nas sacolas. Das 84 sacolas foram investigadas na pesquisa americana (25 em Los Angeles, 25 em São Francisco e 34 em Tucson) nota-se que grande parte das contaminações vem do contato do tecido com resíduos de carne.

Os cientistas sugerem que as pessoas lavem suas sacolas semanalmente e que possuam bolsas específicas para legumes, carnes, frutas e produtos secos. Além disso, as sacolas devem ser descartadas a cada seis meses.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha