1 de mai de 2012

Chá de camomila para facilitar a digestão e o sono (por @samegui)

A imagem, que subi no Instagram e deixou muita gente curiosa, é uma infusão conhecida e que tem cheiro de casa de vó: chá de camomila.

Neste feriado prolongado, juntando o frio e o tempo em casa - que no meu caso quer dizer "inventando na cozinha" - relembrei deste "santo remédio" para acalmar o estômago e trazer o sono na hora certa (o que é difícil depois dos horários mais folgados nos feriados).

Se eu posso faço assim, com a flor mesmo, simplesmente seca (desidratada). Mas aquele chá pronto em saquinhos também faz efeito.

Mas não será pura crendice este papo de camomila ser bom pros nervos?

"A composição da camomila é formada por tanino, cânfora, ácido antêmico e um óleo essencial utilizado em alguns tratamentos de saúde (converse com seu médico para saber quais e se é indicado para seu caso)."

A flor desidratada pode ser usada dentro do travesseiro no combate a insônia, estresse e ansiedade devido a seu papel calmante natural.

O chá de camomila pode auxiliar nos casos de:

- Problemas digestivos e intestinais;
- Alívio em dores de estômago;
- Alivio em inflamações, inclusive em casos de resfriados.

Na adolescência eu tinha amigas que usavam o chá (bem forte) para clarear os cabelos e acalmar a pele. Eu usei por muito tempo infusão simples de calêndula e camomila para tratar acne, sempre foi muito bom, um excelente tonificante natural. Volto a falar do assunto estético outro dia, combinado?

E enquanto isso, aproveite o clima outonal e prove o cházinho da vovó!

Beijos e bom retorno às atividades depois do feriado.
Chá de camomila, digestão, alimentação, dor na barriga, remédios caseiros, Problemas digestivos, saúde, camomila,
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha