8 de jun de 2012

Bolinho de arroz na frigideira de takoyaki

Feriadão e não resisto, tenho que inventar na cozinha! Resolvi testar a frigideira de "takoyaki" para fazer bolinho de arroz sem gordura...

É uma peça de ferro que garante a temperatura e, com as mãos habilidosas do cozinheiro, "assa" o bolinho por igual, porque vamos virando a massa até formar uma bolinha. É comida de rua - ou de boteco, como se diz aqui - mas da melhor qualidade.

Deu super certo, mas, para deixar a massa perfeita, acho que fica melhor usar o dobro de ovo.

Takoyaki (たこ焼き ou 蛸焼?) (literalmente polvo frito ou grelhado) é um popular bolinho redondo japonês que mais se parece com uma panqueca temperada feita com uma massa muito mole, quase líquida, e frita em uma chapa especial para Takoyaki. Normalmente ele é recheado com pedaços cortados ou um polvo pequeno inteiro, raspas de tempura (tenkasu), gengibre picado e cebolinha.

Há muitas variações na receita do takoyaki. Por exemplo, ponzu (shoyu com dashi e vinagre), goma-dare (molho de vinagre e sésamo ou dashi com vinagre).

A história:

O takoyaki surgiu em Kansai, mas logo se espalhou para Kanto e outras áreas. Começou a se popularizar em Osaka, onde o dono de uma barraca de rua chamado Tomekichi Endo levou a fama pela invenção, em 1935, sobre a influência de um bolinho chamado Akashiyaki.

Hoje, é popular em muitas regiões do Japão. Pode ser comprado em muitas barracas de rua (yatai) mas atualmente existem muitos restaurantes especializados em takoyaki que são muito populares. Osaka e a região de Kansai são famosas por este prato.

Yaki deriva de "yaku" (焼く?), que é um dos métodos presentes na culinária japonesa, significando fritar ou grelhar, e pode ser encontrado no nome de outros intes da cozinha japonesa, tais como teppanyaki, yakitori, teriyaki e sukiyaki.
Bolinho de arroz, frigideira de takoyaki, comida de rua, alimentação na rua, alimentação saudável, bolinho japonês, tenkasu, shoyu, Akashiyaki, culinária japonesa,
Bolinho de arroz, frigideira de takoyaki, comida de rua, alimentação na rua, alimentação saudável, bolinho japonês, tenkasu, shoyu, Akashiyaki,
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha