30 de jun de 2012

Pra quem gostou dos chefes na Virada Cultural, hoje tem festa junina popular no Minhocão

Ocupe o Minhocão no próximo domingo, pois as ruas além de serem para dançar, são para casar, se encontrar, festejar, celebrar e para dar as mãos para formar um grande túnel junino!

- Olha a chuva! - É garoa!
- Olha a cobra! - Virou minhoca!

Em uma homenagem a diversidade cultural brasileira, o cinza do Minhocão - cicatriz que corta a região central de São Paulo, já reconhecida como Baixo Centro - dará lugar ao colorido das bandeirinhas e as tradições dos festejos juninos.

A primeira Festa Junina no Minhocão acontecera entre os metros Santa Cecilia e Marechal Deodoro e será um espaço para compartilhar com as pessoas que moram em todas as partes da cidade, muita música, atividades artísticas e expressões culturais que marcam a nossa brasilidade.

Durante o mês de junho foram recebidas e construídas as mais diversas propostas de intervenção, participação e colaboração! O resultado será vivido por todos neste domingo, quando transformaremos o Elevado Costa e Silva em um grande parque junino!

A Festa Junina começará às 12h com muitas brincadeiras, desde a tradicional corrida do saco, passando por releituras criativas como a pescaria Pesque a Cidade e o correio elegante digital Fofoque.me ate uma ação que levará para o Minhocão a história dos alimentos juninos através de exposição artística em mandalas com sementes.

Já a partir das 12h30 os festejos musicais em homenagem ao centário de Luiz Gonzaga serão abertos com a apresentação dos DJs Ivan e Tick, com o projeto Forró em Vinil e do grupo Digão Bráz Jazz Quarteto em um tributo ao Rei do Baião. Às 14h30 um Pandeiraço iniciará o cortejo, convidando todos os presentes ao grande Piquenique Junino Colaborativo. Cada festeiro pode e deve trazer uma gostosura para compartilhar nas toalhas coloridas dispostas sobre o Minhocão.

Fogueira digital, forró, coco, sarau, contação de histórias, poemas, ciranda de roda, cadeia hacker, muito amor nos correios elegantes e barraca do beijo e até um “arraial pra cachorro” irão lembrar ao cidadão paulistano que, sim, o concreto pode ser um terreno fértil para a cultura, para o encontro, para a amizade, para o protesto alegre e coletivo por uma São Paulo ressignificada!

As 18:30h, os festeiros serão os convidados de honra do grande casamento coletivo, que será celebrado com a quadrilha puxada ao som da banda Dona Zaira, encerrando a Festa as 20h.

Também haverá uma ação coordenada pela Cooperglicerio, que fará a reciclagem de todos os resíduos produzidos durante as atividades.

O arraial organizado de forma colaborativa e independente, que não tem conta com participações do poder público ou da iniciativa privada, reflete uma nova forma de olhar a cidade, de pensar a cidade e de construir uma São Paulo mais participativa, alegre, horizontal e democrática.

Veja a programação completa abaixo e acesse o site para mais informações sobre cada atividade: http://programacao.baixocentro.org/festajunina E tem promessa de muita música:
Embalados pelo lema #asruassãoparadançar, juntamos muitos apaixonados pelo centro da cidade para realizar uma festa com todos os cheiros, as cores e os sabores que uma metrópole multicultural deve ter. Ocupando a cidade de forma divertida, alegre e colaborativa, realizar a primeira Festa Junina no Minhocão será uma forma de nos apropriarmos deste espaço de forma linda e livre. Vamos aproveitar o domingo para comer pipoca, pé de moleque e bolo de fubá, um domingo para brincar com as crianças, escutar baião, sentir o cheiro do quentão e dançar quadrilha no Minhocão! A Festa Junina no Minhocão será dos cidadãos para a cidade e da cidade para cidadãos. FACEBOOK: facebook.com/events/417850688235833/

Festa junina minhocao from Lucas Lespier on Vimeo.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha