24 de jul de 2012

Dicas para aproveitar as férias sem má digestão decorrente dos excessos alimentares



Tem um medicamento fitoterápico que aprendi a usar com minha irmã que é médica, um composto de extratos vegetais, tem como base extrato de boldo, cáscara sagrada e ruibarbo, ervas que eliminam o desconforto causado pela digestão lenta e difícil e alivia a "sensação de peso" após a ingestão de alimentos gordurosos. O chá, de camomila ou boldo do Chile também ajudam muito e confesso que sempre que posso lanço mão das infusões naturais. Levamos sempre em viagens, mas ter o chá ou os extratos de plantas digestivas em pílulas não é desculpa para abusar da alimentação. 

Com a quebra da rotina ocasionada pelas férias, as pessoas tendem a deixar de lado os hábitos de uma alimentação saudável e regular, ingerindo alimentos e bebidas diferentes. Continua valendo a ideia de evitar os exageros e a ingestão de guloseimas entre as refeições.

Em viagens com pratos diferentes e típicos de determinada região, ou em casa devido aos alimentos prontos, as tentações são muitas. A dica é não exagerar nos alimentos com os quais o organismo não está acostumado para evitar desconfortos. É importante manter uma rotina alimentar saudável, que proporcione mais disposição e energia para aproveitar os dias de descanso.

Dicas para aproveitar as férias sem má digestão:

• Reforce o café da manhã, pois é a principal refeição do dia;
• Evite “beliscar” besteiras durante o dia e priorize as refeições em horários fixos;
• Inclua frutas entre as refeições;
• Evite passar muitas horas sem comer durante passeios ou excursões. Leve sempre frutas, iogurtes, biscoitos integrais, bolachas de água e sal ou barras de cereais na bolsa;
• Beba bastante água;
• Não coma ou beba em excesso;
• Priorize alimentos saudáveis e evite os mais gordurosos;

O tempo livre também pode ser investido na prática de exercícios físicos, momentos de lazer e outras atividades que movimentam o corpo e a mente de forma saudável. Neste período, é importante se divertir com responsabilidade, saúde e boa alimentação para que a volta às aulas ocorra sem nenhum problema.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha