2 de jul de 2012

A Dieta Desintoxicante dos Alimentos Crus



Eu curti, mas quando comentei com o marido ele já perguntou: vale para ceviche? E sashimi? Quibe cru também pode entrar!

Piadas à parte, a ideia do livro "A Dieta Desintoxicante dos Alimentos Crus", da nutricionista norte-americana Natalia Rose, me deixou curiosa.

O poder emagrecedor do alimento em estado natural foi comprovado por uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e confirmou: quem consome mais alimentos crus pesa, em média, quase 12 quilos a menos do que os adeptos dos pratos sempre cozidos.
Ela defende que "quando cozidos, fervidos, enlatados ou pasteurizados, muitos alimentos perdem parte de suas vitaminas. O consumo de alimentos crus melhora o funcionamento do intestino e dá disposição. E também traz benefícios para a beleza: previne o aparecimento de acne e deixa cabelo e unhas mais firmes e brilhantes". 

Mas nem tudo pode ser comido cru! A matéria que li indicava exceções como as leguminosas e cereais (como feijão, grão-de-bico, arroz e lentilha) que precisam do calor para quebrar suas fibras alimentares, favorecendo a absorção das proteínas.

7 dicas para acertar na dieta
1. Deixe forno, fogão e micro-ondas de lado. Use o liquidificador, faca e centrífuga para processar os alimentos.
2. Prepare sopas para tomar à noite e, quando estiverem prontas, adicione hortaliças cruas picadas sem deixar que cozinhem.
3. Arroz, massas e tubérculos devem ser cozidos. Mas cozinhe-os por, no máximo, 15 minutos.
4. Cozinhe os legumes com pouca água e tampe a panela para aproveitar o vapor. E use este líquido, rico em nutrientes, para preparar sopas e feijão.
5. Asse os vegetais, como a abóbora, com a casca. Ela evita que o calor elimine os nutrientes do alimento.
6. Já para assar couve-flor e brócolis, por exemplo, coloque-os num refratário com um pouquinho de água, tampe e leve ao forno. O próprio vapor vai cozinhá-los.
7. Não desanime. Se você enjoar dos alimentos, lembre-se de que há diversas opções de verduras, sementes e frutas. Use a criatividade!
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha