8 de ago de 2012

Emulsificantes são responsáveis por boa parte das cáries infantis!


Quando vemos quanto açúcar, emusificante, corante, sódio e tantas outras coisas mais têm nos sucos naturais de caixinha, ficamos impressionados. É outro daqueles alimentos (como disse a Ana Luiza Masi, do Look Bebê, falou há algumas semanas) que exige nossa atenção nos rótulos. Aqui compramos apenas 1 ou 2 marcas, exatamente as que a Analu mostrou na foto, que eu pego emprestada para publicar aqui.

cáries infantis, como evitar cáries infantis, sucos naturais, sucos, sucos com conservantes, perigo de sucos industriais,  sucos de saquinho,
Comparação de rótulos de sucos. Foto de @analumasi http://www.lookbebe.com.br/2012/07/30/sobre-os-sucos-de-caixinha-atencao-a-escolha/

Gostei também das dicas dela para os pais comprarem alimentos para os filhos. Sigo as mesmas aqui e acho importante postarmos sobre o tema para forçar a indústria a melhorar!

"Ao invés de escolher o suco considerando “preço”, fiquem atentos às informações nutricionais de cada um. Obedeço a sequência abaixo para “filtrar” e escolher a marca do suco – para cada sabor. Você não vai levar mais do que 5 minutos. Presença de conservante – Separo as marcas que não utilizam conservantes, Quantidade de sódio – Escolho a marca com menor teor de sódio possível Quantidade de açúcar – Prefiro os não adoçados, mas isso não é possível para alguns sabores de suco."
Hoje o assunto voltou ao nosso grupo de mães com um post de Veri Serpa, do blog 30 & Alguns. Ela comentava o artigo “1 in 3 Kids Drink Too Much Juice” (1 em cada 3 crianças bebe suco demais, publicado na Live Science) e a recomendação da American Academy of Pediatrics (AAP) de que crianças até seis anos de idade bebam apenas um copo de suco por dia. Uma pesquisa dava conta de que os pais costumam oferecer o dobro da quantidade recomendada pela AAP.

E vale lembrar: pior é adotar “refrescos” ou “sucos de saquinho” (em pó), que, como disse Analu, são verdadeiras “bombas” de corantes e adoçantes e não são indicados!

O ideal é preparmos sucos naturais e nem é tão complicado! Eu costumo deixar as frutas cortadas e congeladas (abacaxi e acerola funcionam super bem assim) ou apenas geladas esperando pelo uso (melancia, maracujá e laranja são mais práticas e funcionam na geladeira). E sempre deixo um limão rosa na fruteira para um momento de falta de tempo, quebra um galho e é uma delícia com sabor de quintal de vó.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha