6 de set de 2012

Comida de mãe: do arroz do Bob Esponja ao Arroz com Brócolis

Quando meu filho caçula era pequeno ele pedia sempre um "arroz do Bob Esponja", que era uma versão infantil de arroz aromatizado. Usando o recurso dos vegetais em pó, o arroz trazia o sabor da cenoura, do espinafre e da beterraba sem os pedacinhos que incomodam tanto os pequenos.

Arrisquei um palpite - o de que ao acostumar com a cor e o sabor o paladar melhoraria - e comprei os pacotes caríssimos algumas vezes. Valeu a pena!

Hoje fiz com o filhote (que não tinha aulas por conta do pré-feriado) um autentico arroz com brócolis e curtiam, receita tradicional daqui de casa. Aproveito as folhas do brócolis, cortando-as miudinhas (como salsinha, diz meu mini chef), e acrescento-as ainda cruas ao arroz quando está sendo refogado com cebola e óleo, antes da água fervente ser incluída bá receita. Depois basta dissolver uma colher de sopa de cúrcuma em pó em parte da água do cozimento do arroz.

O brócolis é uma boa fonte de vitaminas A e C. É um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes). Também apresenta ácido fólico (indicado para gestantes), selênio e potássio.

Cúrcuma (o açafrão-da-terra) é uma especiaria adorável: boa para a pele, protege o fígado, ajuda na digestão das proteínas e dizem que ajuda a regular o metabolismo. Pode ser usada no preparo do arroz (os grãos ficam amarelinhos), da sopa, no molho da salada ou polvilhada diretamente sobre a comida.
comida de mãe, Arroz com Brócolis, arroz aromatizado, brócolis, alimentação, alimentação saudável, fazendo arroz com brócolis, comida saudável,
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha