08/09/2012

Esta folha (espinafre) tem gosto de feijão, mamãe... (por @samegui)

Vi estas folhas lindas de espinafre fresquinho hoje e lembrei de quando os meninos eram bem pequenos e Marta, que me ajudava com a casa, trazia a verdura fresca do sítio do pai, onde morava com o marido e dois filhos, meninos quase da mesma idade dos meus.

Ela o fazia com carinho e juntas inventávamos jeitos de "esconder" as folhas e inserir espinafre (e outros vegetais ricos em vitaminas, como cenoura e couve flor) na alimentação cotidiana dos meninos.

Uma das manias era colocar uma beterraba inteira para cozinhar no feijão, que seria temperado com a "salsinha" especial, que era espinafre picadinho.

Hoje no almoço meu filho caçula, que está animado com as experiências na cozinha e se aventura em "sabores novos", provou um espinafre refogafo que tínhamos preparado e falou: "tem gosto de feijão"!

Rimos alto! De fato, para ele, feijão tem vários sabores! Do mesmo jeito as farofinhas, as sopas encorpadas, os purês de batata e os bolinhos de carne (tipo almôndega), sempre tiveram sabores especiais. O que percebi ao vê-lo comer bem foi que "camuflar" as verduras ajudou a formar um paladar que as aceita e antevejo uma fase melhor na alimentação dele. Quem sabe logo não estará como o irmão mais velho que adora couve e rúcula?

Você sabe por que faz bem comer espinafre?

Esta verdura possui um sabor alcalino e é rica em nutrientes como, por exemplo, sais minerais (ferro, fósforo e cálcio) e vitaminas (A e do complexo B). Possui um baixo teor de calorias (cada 100 gramas possui apenas 18 kcal).

A época para comer é agora: o período de safra do espinafre acontece entre os meses de julho a novembro.

Na culinária, é usado para fazer saladas, sopas, suflês, tortas, omeletes, patês etc.

Em função da boa quantidade de ferro (cada 100 gramas possui 3 gramas de ferro) é indicado para pessoas com anemia e, claro, para gestantes, crianças em fase de desenvolvimento acelerado e para idosos.

P.S. A Marta nunca teve dificuldade para fazer seus meninos comerem verduras. Como eles viam tudo crescer no sítio, ajudando o Vô, adoravam! É capaz que até hoje ela leve estes agrados para meus sogros: quando mudamos para São Paulo ela passou a fazer companhia para a bisa dos meninos, avó do Gui que tem mais de 90 anos e mora com a filha.
espinafre, vegetais ricos em vitaminas,  alimentação cotidiana, alimentação infantil, alimentação saudável, espinafre refogafo, benefícios do espinafre, crianças e espinafre,

2 comentários: