15 de out de 2012

Cardápios saudáveis e econômicos

Quando resolvemos melhorar a dieta, nem sempre sabemos por onde começar. Além disso, quem tem família sabe como é complicado atender às necessidades nutricionais de uma família que pode reunir crianças, adultos e até idosos. 

Reunimos segredos para você selecionar alimentos que tornam as refeições mais nutritivas sem muito gasto extra:
  • Comece com os legumes - uma sopa saborosa no inverno e uma salada bem temperada e variada no verão são a melhor forma de começarmos uma boa refeição garantindo vitaminas, minerais e fibras. Mas nada de abusar de sopas prontas ou molhos para salada, eles costumam ter alta concentração de sódio!
  • Escolha as hidropônicas - caso você não tenha tempo ou paciência para lavar e cortar tudo, é melhor comprar as já selecionadas do que deixar de comer os vegetais. É fácil encontrar folhas verdes, vagens, cenouras, ervilhas, couve-flor e brócolis prontos para ir para panela.
  • “Frite” a batata doce - fritura nunca é bom, mas para se acostumar às outras batatas, mais ficas do que a batata inglesa (a tradicional, que é bem pobre em nutrientes), comece com as batatas doces descascadas, cortadas em palito e salpicadas de temperos e azeite, assadas em forno médio por 10 minutos.
  • Compre pão integral no lugar do branco - ele é muito mais nutritivo do que o pãozinho branco e os grãos integrais têm digestão mais lenta, o que pode retardar a fome. Se você não gosta muito dos integrais, teste receitas destes mesclados aos refinados até habituar o paladar.
  • Dê um toque especial à salada com azeites aromatizados (que podem ser feitos em casa, colocando ramos de ervas frescas, um espetinho de alho fresco ou pimentas no vidro e deixando marinar no azeite) e com frutas oleaginosas picadas sobre o prato na hora de temperar.
  • Tenha sempre à mão frutas fáceis de comer - como peras e maçãs, que podem ser comidas sem cortar ou descascar. Quanto maior o consumo de frutas e legumes frescos, mais fortes e saudáveis são seus dentes e ossos.  
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha