31 de out de 2012

Pera é um alimento excelente para manutenção da saúde e prevenção de doenças

pera, frutas, frutas para saúde, frutas que previnem doenças, comfort food, dicas de nutricionista, o que a pera faz,


Eu amo peras. Minha mãe sempre nos estimulou a consumir e o sabor delas me lembra bons momentos de "comfort food", de estar em casa e ser cuidada com carinho.

Ao receber um release da USA Pears (associação de produtores das Peras Americanas), contando da sua participação na Semana Mesa São Paulo 2012, soube que tenho bons motivos para continuar consumindo esta fruta. 

Pera é excelente para manutenção da saúde e prevenção de doenças!

As peras contribuem para estabelecer uma dieta saudável, fornecendo fibras digestivas, vitamina C e potássio, sendo isentas de colesterol, gordura saturada e sódio. Essas frutas são consideradas alimento com elevado teor nutritivo e fonte de energia, graças à presença de glicose e frutose.
Essas frutas são verdadeiras reservas de pectina e fibras solúveis, que dificultam a absorção de carboidratos de uma maneira geral. São importantes aliadas na redução do colesterol e, por este motivo, ideais para as dietas de emagrecimento. Para a mulher, ela ameniza transtornos, como inchaço no período pré-menstrual, porque é rica em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de líquido do corpo. Esse nutriente também previne cãibras, fazendo da fruta uma forte aliada dos esportistas.

A nutricionista e culinarista Cinthya Maggi dá uma dica para quem pratica esporte: “Para quem faz atividade física, a pera americana promove rápida renovação de energia, especialmente após exercícios intensos. A perda de potássio pela desidratação ou sudorese durante as atividades físicas deve ser reposta pelo consumo de frutas, verduras e legumes frescos que contenham um alto teor de potássio. Também são ricas em potássio”.

Cinthya Maggi acrescenta ainda que os benefícios dessa fruta vão muito além do potássio. “A pera americana também é rica em fibras, auxiliares na prevenção de doenças como a constipação intestinal e o câncer de intestino. Algumas enfermidades como, por exemplo, as cardiovasculares e o diabetes estão relacionadas à má alimentação. Dietas pobres em fibras e com alto teor de gordura, especialmente as saturadas e colesterol, estão associadas a essas doenças”.

Uma Pera Americana USA Pears de tamanho médio contém 2,32 gramas de fibras ao natural, 4,08 gramas de fibras digestivas, que representam um papel importante na preservação de alguns tipos de câncer. Grande parte das fibras está na casca. Portanto, utilize-a em suas receitas ou in natura, sempre que possível. A fruta apresenta ainda 210 mg de mineral (potássio), menos de 1 grama de gordura e apenas 98 calorias. A Pera Americana também possui boa concentração de Vitamina C, importante antioxidante, que impede os danos causados pelos radicais livres, estimula a cicatrização de cortes e feridas, e auxilia no combate a uma série de doenças infecciosas.

Semana Mesa São Paulo 2012 é uma realização da revista Prazeres da Mesa em parceria com o Senac São Paulo. A nona edição terá como tema “Descobrindo as Américas: Seus Ingredientes e Sua Cultura” e trará renomados chefes de cozinha que participarão de dois eventos simultâneos, o Mesa Tendências e o Mesa ao Vivo, entre os dias 5 e 9 de novembro, no Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro.

O estande das Peras Americanas estará localizado no espaço Mesa Tendência e os visitantes terão a oportunidade de degustar as frutas da safra 2012-2013. As Peras Americanas USA Pears desta temporada chegam ao Brasil nas variedades Anjou, Red Anjou, Yellow Bartlett e Red Bartlett, com frutas de qualidade superior às das safras anteriores. A boa formação das peras se deve à excelente condição de cultivo na região Noroeste dos Estados Unidos, com regime hídrico perfeito, clima ameno e baixa incidência de tempestades de verão e chuvas de granizo.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha