17 de dez de 2012

Lei de Lavoisier no jantar de segunda-feira

Desafio da segunda-feira à noite: voltar para casa às 20h, cansada e com fome e inventar uma comidinha saudável.

Achei na geladeira carne dos espetinhos de peito de frango do churrasco frustrado do final de semana e lembrei que tinha couve de Bruxelas e um vinho branco seco californiano. Pronto, três coisas que agradam ao meu paladar e que dariam um bom começo.

Tiramos (o Gui tirou pois, confesso, tenho certa frescurinha de mexer em carne crua temperada, ainda mais de frango, tanto que tenho técnicas excelentes de fazer tudo com talheres!) a carne dos espetinhos e refogamos no wok em fogo bem alto para não juntar água.

Enquanto a carne dourava, as couves de Bruxelas estavam no vapor para ficar tenrinhas e cozidas por dentro. Quando ficaram bonitas, foram para o wok, onde a seguir regamos com um cálice de vinho branco seco e pimenta Kirmizi para mesclar o sabor. A seguir acrescentei cebolas e cenouras que tinham sido "seladas" num wok menor, para não juntar água nos cubinhos de carne. E, por fim, acresci abobrinhas em cubos.

O resultado foi um prato bem saudável e saboroso, além de leve, feito no melhor estilo "Lei de Lavoisier", minha favorita na cozinha, pois garante que "nada se perca, tudo se transforme". Concorda comigo que as melhores comidas do mundo nasceram de situações assim?

P.S. A pimenta vermelha (Kırmızı Pul Biber) eu trouxe de Paris no ano passado, dica do dono do mercadinho que ficava ao lado do hotel onde me hospedei (Novotel Paris Les Halles) e que, claro, era turco!





Lei de Lavoisier, comidas saudáveis, receitas praticas, receitas fáceis, receitas simples, prato saudável, Kırmızı Pul Biber,
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha