27 de dez de 2012

Livros sobre gastronomia que vão além das receitas

Hoje cedo vi uma chamada interessante no suplemento Paladar, do Estadão, indicando títulos para "ler de uma vez só, para consultar aos poucos e para levar à cozinha".

Eles esclarecem:

"Não temos, aqui, a pretensão de listar a bibliografia básica da culinária e muito menos de esgotar o assunto. Apenas reunimos bons livros, os mais fascinantes e divertidos que já foram escritos sobre comida e bebida [derivados do suplemento, é bom deixar claro]".

- O lado mais saboroso do jornalismo – por Patrícia Ferraz
- A boa mesa e os seus arredores – por Heloisa Lupinacci
- Para ficar entre o sofá e a cozinha – por Lucinéia Nunes
- História e histórias na cozinha – por José Orenstein
- Omelete com vatapá vai bem – por Daniel Telles
- Seleção da boa fornada deste ano – por Luiz Américo Camargo
- Um gole de vinho, dois de prosa – por Luiz Horta
- Do quintal, do sertão e do mundo - por Neide Rigo
- Verão, cerveja e bibliografia – por Roberto Fonseca
- O melhor de tudo da estante – por Dias Lopes

Acrescento à lista dois livros menos recentes (e que não são ligados ao suplemento):
- A história do mundo em seis copos - por Tom Standage
"Em seis copos, o autor mostra como a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola influenciaram os rumos da história mundial e definiram políticas e práticas sociais. Da pré- história à era da globalização, as sociedades elegeram diferentes bebidas e tiveram suas trajetórias fortemente ligadas a elas."

- O que Einstein disse a seu cozinheiro - por Robert L. Wolke
"Você sabia que nem todo álcool evapora, quando se cozinha com cerveja ou vinho? Por que nada gruda em uma frigideira antiaderente? O que faz as gorduras ficarem rançosas? Em mais de 100 pares de perguntas e respostas que podem ser consultados independentemente, esse livro explica pão-pão- queijo-queijo a ciência da cozinha. Acessível e inteligente, descarta informações e mitos que passaram do prazo de validade e ajuda você a interpretar rótulos e propagandas. Deliciosas receitas criadas especialmente para demonstrar princípios científicos, dicas, um glossário e sugestões de leitura complementam o banquete."

Ambos são editados pela Zahar.

:-)

E você, que livros indica?

Paladar, Estadão, indicações de livros, livros gastronômicos, O lado mais saboroso do jornalismo, História e histórias na cozinha, O que Einstein disse a seu cozinheiro, Um gole de vinho, dois de prosa,
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha