7 de dez de 2012

Quer fazer um passeio gastronômico por Sampa? Siga Adoniran!


Li na Folha Comida: um passeio por São Paulo que empresta a trajetória do sambista Adoniran Barbosa (1910-1982), que, nas palavras do escritor Antonio Candido, exprimiu a cidade de modo "completo e perfeito".
O compositor de "Trem das Onze" é, segundo seu biógrafo Celso de Campos Jr., a síntese da cultura de São Paulo: era filho de italianos, nasceu no interior e interpretou um negro (no rádio e na TV). Foi nele que a reportagem se inspirou para tentar reconstruir parte do caminho errático e miscigenado que a culinária paulista percorreu -a influência italiana, o torresmo, a feijoada. A partir de entrevistas com o biógrafo do sambista, amigos, parceiros e donos de bares e restaurantes, a Folha montou um roteiro de 12 lugares entre os mais frequentados por ele. Destes, resistem sete, que mantêm receitas como as de antigamente.

samba, Trem das Onze, musica brasileira, mpb, culinária paulista, restaurantes, restaurantes que foram frequentados por famosos, restaurante dos famoso, Celso de Campos Jr,



Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha