28 de dez de 2012

Romã, lentilha e porco fazem parte dos pratos para o Reveillon


ceia de réveillon, chef Silvia Sivieri, Silvia Sivieri, Silvia Sivieri Gatronomia, Salada Asiática, endívias, rúcula, agrião baby, alface americana, queijo, vinagrete de sementes de romã, ano novo, tradição Ano Novo, Lombo de Porco, Lentilha Rosa, Molho Cítrico,


Começar o ano com o pé direito é o desejo de todos. Por isso, há quem aposte em rituais que prometem prosperidade e vida longa. A fartura à mesa na ceia de réveillon reflete a expectativa de abundância no futuro.

Para os supersticiosos, algumas dicas que li da chef Silvia Sivieri, do Silvia Sivieri Gatronomia:

“Não podem faltar alguns ingredientes considerados chave para o sucesso, como a lentilha, romã e carne de porco”. 
A quantidade de sementes faz da romã símbolo de fartura e fertilidade. Para obter o efeito prometido, é preciso chupar sete gomos e guardar as sementes na carteira. Na ceia da chef Silvia Sivieri, a Salada Asiática (na foto) com endívias, rúcula, agrião baby, alface americana e queijo feta ganha um vinagrete de sementes de romã.

Uma das opções para o prato principal na ceia da chef é o Lombo de Porco Confitado ao Molho Cítrico de Capim Santo e Gengibre. O Porco é um animal que fuça pra frente e por isso é relacionado ao bom andamento da vida.

Já a lentilha é um alimento que representa fortuna e renascimento. Ao comer a leguminosa, suba em um banco para subir na vida rapidamente. Para este ritual, Silvia preparou a Salada de Lentilha Rosa com Polvo e Coco Fresco.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha