11 de dez de 2012

Romã: um fruto com muitos benefícios que se pode dar bem no seu jardim

romã, suco de romã, Novos Rurais, suco de romã, benefícios do suco de romã, como fazer suco de romã, receita de suco de romã, bebida,

Quando eu era criança tinha pé de romã em vários quintais, uma delícia, a gente podia comer e brincar com a fruta sem incomodar ninguém. Hoje um suco de romã custa os olhos da cara e os frutos, quando os achamos, são sempre meio passados!

Vi na fanpage Novos Rurais este texto que posto abaixo falando sobre os benefícios da fruta e os motivos para plantar no seu quintal.


De tonalidade e sabores únicos, este fruto delicioso oferece uma acção antioxidante e anti-inflamatória
Como em muitas plantas e frutos, a acção sinérgica dos vários constituintes da romã é superior à de cada um deles isolado.
No geral, este fruto tem um efeito antioxidante, anticancerígeno e anti-inflamatório, algo que pode ser explicado, em parte, pela presença não só de ácido elágico, mas também de antocianidinas, galhatos, ácido ascórbico, esteróis, flavonóides, ácidos gordos e vários minerais.
A romã está indicada para a prevenção e tratamento coadjuvante do cancro da próstata e de doenças cardiovasculares (angina de peito, aterosclerose, colesterol elevado e hipertensão).
O seu efeito antioxidante e anti-inflamatório faz com que seja útil em várias patologias, nomeadamente diabetes, disfunção eréctil, infecções bacterianas, resistência a antibióticos, queimaduras solares, infertilidade, doença de Alzheimer, artrite e obesidade.

Existem também resultados promissores ao nível do cancro do cólon, mama, pele e na leucemia, mas ainda não foram realizados estudos em humanos nestas patologias.

Como fazer um bom suco de romã caseiro:

romã, suco de romã, Novos Rurais, suco de romã, benefícios do suco de romã, como fazer suco de romã, receita de suco de romã, bebida,

1 romã
1 copo (240 ml) de água

romã, suco de romã, Novos Rurais, suco de romã, benefícios do suco de romã, como fazer suco de romã, receita de suco de romã, bebida,


A primeira coisa a fazer é cortar e abrir a romã. Em seguida, mergulhe-a em uma tigela grande com água.
Ponha a romã dentro da tigela. Em seguida, retire as sementes debaixo d'água. Elas irão ficar ao fundo, enquanto a membrana amarela ou branca irá flutuar.
Descarte a casca e as membranas.
Coe a água das sementes e, em seguida, coloque-as em seu liquidificador. Ligue o seu liquidificador algumas vezes para que as sementes sejam quebradas.
Coloque uma peneira sobre a tigela e coe as sementes. Em seguida, use algo para pressionar a polpa contra o coador para extrair o máximo de sumo possível.

A receita é daqui

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha