31 de jan de 2013

Numa galáxia não muito distante ensina-se a fazer biscoitos Star Wars... (por @samegui)

"Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, um mestre Jedi usou a Força para criar na cozinha e fazer os Padawans provarem sabores novos."
galáxia, Jedi, Padawans, cupcakes decorados, biscoitos decorados, Williams Sonoma, pasta americana, Claudia Midori, Aventuras Gastronômicas, Star Wars Clone Wars, biscoitos star Wars, cupcakes do star wars,


Gostou? Pois foi esta brincadeira que imaginei para fazer as crianças mais resistentes provarem sabores deliciosos. Aqui em casa inserimos vários ingredientes especiais nas receitas de biscoitos, bolos e muffins (os cupcakes não decorados, meus favoritos).

As fotos são do site Williams-Sonoma que vende os biscoitos. Mas como estamos longe deles, dá para adaptar e fazer disso uma brincadeira, não?

E se você gostou, posto aqui a receita do blog Aqui na Cozinha, que está super prática e funcionará melhor do que a minha, que faço "no olho", sem muita medida, uma coisa que a prática permite. Afinal, comecei a cozinhar com 9 anos e não parei mais, hoje raramente preciso de receitas!

Massa Básica de Biscoito

Ingredientes

  • 200 g de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga (não use margarina)
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar refinado
  • 1 ovo
  • 1 colher (de sopa) cheia de raspas de limão (veja a dica aqui)
  • Mais ou menos 2 colheres (de sopa) de água se precisar
  • Você vai usar papel manteiga para abrir a massa
(Realmente não use margarina, a manteiga faz toda diferença! E eu uso açúcar mascavo passado na peneira ou açúcar cristal orgânico) 

Modo de fazer

Junte a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga, o ovo e as raspas de limão e comece a amassar. Vá juntando a água aos pouquinhos até que a massa forme uma bola e solte das mãos.
Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira por 30 minutos, assim ela fica mais fácil de abrir. Após este tempo, corte metade da massa para abrir, a outra metade fica na geladeira até a hora de usar. Coloque a massa sobre um pedaço de papel manteiga (pode ser papel alumínio) e cubra com outro pedaço de papel. Abra com o rolo por cima do papel, isto ajuda a massa não grudar no rolo, nem na mesa.
Com a ajuda de cortadores de biscoito (se não tiver use a boca de uma xícara de café para cortar círculos) corte a massa e arrume em uma assadeira que deve estar forrada com papel manteiga, mas não unte.
Leve para assar no forno médio. Assim que dourar em baixo do biscoito, estará bom. Não deixe ficar muito tempo no forno.
Depois de frio guarde em potes de vidro bem tampados, para não amolecer. Fica bom mesmo depois de uns dias.
Se quiser passe no açúcar enquanto ainda estiver quente ou então espere esfriar e decore com glacê real ou pasta americana.

Pasta Americana para enfeitar

A  também chamada de covapaste é uma pasta de cobertura de bolos a base de açúcar. É utilizada na decoração de bolos artísticos pois esta pasta permite modelagem por sua elasticidade.
Geralmente quando comprada pronta vem na cor branca. Ela esconde todo tipo de imperfeições dos cortes da massa do bolo e é muito simples de trabalhar, aceita qualquer tipo de corante comestível. Para colorir, basta usar corante alimentício e "brincar" com a massa até a cor ficar homogênea. 

É fácil comprar, mas tem receita para fazer em casa:

Ingredientes:
  • 250 ml de água
  • 5 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor
  • 5 colheres de sopa de glucose
  • 7 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
  • 2 a 3 quilos de açúcar impalpável

Modo de fazer: 

Polvilhe a gelatina sobre um recipiente refratário com a água e espere hidratar. Leve ao banho-maria, até que se dissolva e fique transparente. Junte a gordura e a glucose, e mexa, ainda em banho-maria. Cuidado para a mistura não aquecer demais. Retire do fogo, espere amornar, e despeje sobre aproximadamente 1 quilo de açúcar impalpável peneirado em uma tigela. Mexa bem, e aos poucos junte o açúcar até obter o ponto desejado. Quando estiver mais firme, passe para uma superfície e sove até ficar bastante elástica. 

E quanto ao açúcar impalpável, também á fácil de encontrar em lojas especializadas em doçaria e confeitaria. Mas é possível fazer em casa, afinal, é uma mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho. A proporção é de 3 colheres de amido para meio quilo de açucar homogeneizados no liquidificador. 
;-)
Eu aprendi de fato a usar com a querida Claudia Midori (do blog Aventuras Gastronômicas) e ela tem alguns posts sobre o tema. Lá vi a dica de um livro e este vídeo:

 



Leia também: Para Padawans: livros infantis (em português) da série Star Wars Clone Wars (por @samegui)
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha