21 de jan de 2013

Projeto de Educação Nutricional leva crianças à roça e incentiva hábitos alimentares saudáveis


Todo mundo sabe que muitas crianças preferem comer doces, massas e outros alimentos no lugar de frutas, verduras e legumes, que são considerados fundamentais no cardápio por contribuírem diretamente na saúde e no desenvolvimento infantil.

Pensando nisso, a Risotolândia – empresa paranaense que fornece refeições para diversas escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana – além de inserir estes alimentos nas merendas, também criou em 2006 o “Caminho da Roça”, um projeto de educação nutricional que proporciona aos alunos o conhecimento e experiência da classe dos vegetais através de visitas diretas no produtor. 

Segundo a empresa, além de educar para uma alimentação saudável, o programa busca despertar o interesse das crianças pelo cultivo das verduras, estimulando o consumo diário de alimentos saudáveis.  As visitas, que acontecem em uma chácara no bairro do Umbará em Curitiba, têm uma programação bastante variada.

Ao chegarem, as crianças são pesadas e medidas, ganhando no final do passeio uma carteirinha com os dados e 10 dicas para uma alimentação saudável. Depois, todos participam de uma palestra feita com uma das nutricionistas da empresa, que explica sobre noções básicas de higienização das mãos, hortifrútis e os grupos de alimentos.

Após a palestra, todos vestem um avental para não sujar as roupas e colocam um chapéu de palha para entrar no clima da roça. Já nos canteiros, os alunos conhecem o cultivo, os cuidados com as mudas, formas de colher, o nome dos vegetais, os nutrientes e benefícios de cada um deles.

A nutricionista Kariny Alves Pereira, responsável pelo projeto, explica que depois do passeio os alunos plantam uma muda de hortaliça, higienizam as mãos e recebem um lanche, para então voltar à escola com um certificado de participação. “Estamos muito otimistas com os resultados do projeto. Muitas escolas têm entrado em contato para agendar a visita, pois percebem que após as atividades as crianças passam a se alimentar com mais frutas, verduras e legumes, estendendo esse hábito também em casa, deixando os pais satisfeitos e contentes”, finaliza a nutricionista da Risotolândia.

Até este mês o projeto já atendeu 74 escolas e mais de 2318 crianças de Araucária, Curitiba e São José dos Pinhais.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha