8 de jan de 2013

Você conhece o almeirão?

Hoje postei no @avidaquer (www.avidaquer.com.br) sobre a desenvoltura do meu filho de 12 anos que foi sozinho à feira e me mandou SMS avisando que traria almeirão porque o alface estava feio e algumas pessoas me perguntaram o que é almeirão.

"O almeirão (Cichorium intybus intybus) é uma variedade de chicória-comum, da família das Asteraceae. Muito semelhante às outras chicórias-comuns, delas se diferencia por possuir folhas mais alongadas, mais estreitas, recobertas por pelos e com sabor amargo mais pronunciado."

E quem nunca comeu nem a chicória como faz para saber que gosto ou aparência tem esta salada do tempo da vovó?

O jeito é provar e notar como ele pode ser bom para sua saúde. Do ponto de vista nutricional o almeirão é superior à alface, mais rico em proteínas, amido, fibras, cálcio, ferro e vitamina A, mas ainda é uma das hortaliças menos estudadas no Brasil quanto ao comportamento das cultivares mais comercializadas.

Além da folha de almeirão ser de baixa caloria (100g fornece apenas 20 calorias), tem ação antioxidante, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

Ficou com vontade de provar? Faça-o com alguns cuidados, pois as folhas de almeirão devem ser consumidas frescas e devidamente limpas. Como outras folhas (inclusive os comuns alface e repolho), o almeirão pode conter alguns parasitas que se ingeridos causam algumas verminoses intestinais causando diarréia, cólica, náuseas e outros sintomas.

Aqui em casa lavo bem as folhas, deixo-as de molho em água com um pouco de vinagre ou permanganato de potássio e depois corto fininho, como couve sabem? Depois de cortado eu lavo mais umas duas ou três vezes, trocando a água e deixando escorrer bem. Boa parte do amargor sai nesta última etapa. Tempero com cebolas fatiadas, aceto balsâmico, sal e pimenta. A salada acompanha super bem massas italianas, como na foto, da salada da horta da minha sogra.

Curiosidade: desde a época dos antigos romanos ele era utilizado para tratar distúrbios do fígado. Além disto, é um poderoso diurético, laxativo, anti-helmíntico e bastante indicado para combater a gastroenterite, icterícia, para limpar os rins e serve também como um estimulador de apetite.


avidaquer, Cichorium intybus intybus, chicória-comum, Asteraceae, chicória, almeirão, alface, rico em proteínas, envelhecimento, estimular o apetite,


avidaquer, Cichorium intybus intybus, chicória-comum, Asteraceae, chicória, almeirão, alface, rico em proteínas, envelhecimento, estimular o apetite,
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha