10 de fev de 2013

Da dificuldades de se manter parcerias interétnicas

Nesta manhã de domingo vimos um episódio da série de TV Kitchen Nightmares, na qual um chef durão age como "supernanny" e recoloca um restaurante nos trilhos.

Confesso que sempre achei Ramsey um cara difícil demais para acompanhar os episódios, mas meus cozinheiros (marido e filhos) sempre curtiram o programa. Nele o chef Gordon Ramsay vai à diversos restaurantes à beira da falência, tentando de alguma forma, salvá-los, através da mudança no cardápio, repaginação no salão e até demissões.

No episódio que vimos hoje me entristeceu ver a situação emocional do chef japonês, imigrante nos EUA, que trabalha como sócio da esposa... Além das questões de gestão de negócios que são visíveis no programa, notei que as diferenças culturais e étnicas pesam muito e podem criar incompatibilidades.

Sou filha de um casal proveniente culturas diferentes e sei que cada dia, cada pequena decisão ou reação traz um desafio enorme, muito maior do que os que as famílias ou os empresários costumam sofrer no seu cotidiano, pois envolve questões de foro muito intimo que instintivamente movem as pessoas, nem sempre pra o mesmo lado.

Mas, pelo bem do casal do restaurante californiano Sushi Ko e de muitos outros casamentos e empreendimentos globalizados espero que esta convivência não seja realmente impossível!
;-)

Quem ficou curioso pode checar no Kitchen Nightmares: Season 3, Episode 12. Sushi Ko. http://www.imdb.com/title/tt1648551/

parcerias interétnicas, TV Kitchen Nightmares, Ramsey,  chef Gordon Ramsay, culturas, Sushi Ko, Kitchen Nightmares,
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha