20 de fev de 2013

Jairo Bouer leva debate do consumo responsável de álcool às universidades

Trote Solidário, universidade, PUC-SP, Jairo Bouer, bebidas alcoílicas, Diageo, Grupo Positivo, álcool, novatos, estatísticas do álcool, consumo responsável, ressaca,


Achei a ideia interessante: além de participar de um Trote Solidário ao ingressar na universidade, cerca de 200 jovens da PUC-SP estiveram num bate-papo com o médico Jairo Bouer para esclarecer dúvidas sobre os efeitos do consumo excessivo de álcool no organismo e sobre os perigos do consumo por menores de idade. A iniciativa é uma parceria com a Diageo e, pelo segundo ano, leva para às universidades o programa Exagerar nem Pensar, criado com o objetivo orientar e educar jovens adultos sobre esse tema.

Pesquisa realizada pelo Grupo Positivo com cerca de 10 mil jovens de escolas públicas e particulares do País mostra a realidade dos jovens:
  • 75,5% já consumiu bebida alcoólica ao menos uma vez na vida
  • 38,4% experimentou a bebida entre 12 e 13 anos
E onde eles bebem?

  • 47,6% experimentaram bebidas pela primeira vez em festas ou baladas
  • 30,2% beberam pela primeira vez em casa
A pesquisa também mostrou que 59,8% estavam com os amigos na primeira vez em que consumiu bebida alcoólica. 

“É importante discutir o consumo responsável, pois a ingestão de bebidas alcoólicas é uma realidade na vida dos jovens. Sabemos que eles não deixarão de beber, mas é importante que tenham consciência dos riscos e, assim, encontrem a melhor forma de beber e se divertir sem sofrer com os excessos da bebida. Quando a indústria de bebidas apoia iniciativas que promovam essa conscientização, é excelente, pois mostra que existe preocupação com os consumidores”, diz Jairo Bauer.

Durante o encontro, o médico apresentou dados que mostram o cenário do consumo de bebidas alcoólicas no Brasil e no mundo, além de contar curiosidades sobre as reações do corpo e da mente. Ele também esclareceu dúvidas dos participantes, como quais os motivos que levam à ressaca e como curá-la, razões que levam as pessoas a esquecerem do que fizeram após beber uma alta quantidade de bebidas alcoólicas e possíveis consequências do excesso em diferentes perfis individuais. 

“É preciso delegar aos jovens a responsabilidade para tomar as medidas adequadas para não se excederem ao consumir álcool”, completa Jairo.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha